Disciplina Curricular
Evolução Evo
Licenciatura Bolonha em Física - 13_LFIS 2017/18 a 2022/23
Contextos
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Biologia > 551_Minor em Biologia > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina pretende desenvolver nos estudantes a capacidade de ‘pensar’ em termos evolutivos, perceber a importância da evolução para a sociedade e pensamento científico, como se formulam e testam hipóteses evolutivas, se compreende a diversidade da vida à luz da análise de processos e padrões evolutivos. Com vista a atingir estes objetivos será apresentada uma perspectiva integrada dos mecanismos geradores de variabilidade, dos processos e respostas adaptativas dos organismos, à luz das teorias evolutivas e estudos actuais, assim como métodos diversos de reconstrução da história evolutiva (filogenia) e relevância aplicada de conceitos evolutivos. Sendo um curso básico, os alunos desenvolvem competências genéricas nas várias temáticas e conceitos fundamentais, os quais são demonstrados e debatidos na componente teórico-prática através de trabalhos de grupo, debates e exercícios de simulação.
Programa
A origem e impacto do pensamento evolutivo; evidências e aplicações da evolução; processos evolutivos: origem da variabilidade genética, estrutura populacional, deriva genética, selecção natural e impacto nas frequências génicas; selecção em características poligénicas; adaptação: tipos e niveis de selecção; conflitos genómicos; evolução das características da história da vida; selecção sexual; origem e manutenção do sexo; a evolução das interações bióticas: co-evolução e eco-evolução; conceitos de espécie e modos de especiação; reconstruindo a história da vida: escolas de classificação; inferência filogenética e suas dificuldades; a origem das novidades evolutivas; evo-devo; evolução humana; medicina evolutiva.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas de tipo expositivo, com recurso a imagens e videos, e abertas à intervenção dos alunos. A componente teórico-prática envolve apresentações por grupos de trabalho em diversos temas, debates de temas particulares e trabalho com programas de simulação de processos evolutivos.- Teóricas (60%): exame final (individual, sem consulta): perguntas de escolha múltipla para 12 valores, nota mínima 5 valores (em 12). A avaliação das aulas teórico-práticas (40%) faz-se ao longo do semestre envolvendo trabalhos de grupo com apresentações e participação activa em debates - 8 valores da classificação final. Frequência mínima requerida a 2/3 das aulas TP. Trabalhadores-estudantes são dispensados da TP em cujo caso o exame teórico é para 20 valores.