Disciplina Curricular
Biologia Celular BCelu
Licenciatura Bolonha em Física - 13_LFIS 2017/18 a 2022/23
Contextos
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Biologia > 551_Minor em Biologia > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição de conhecimentos básicos sobre a organização celular. A partir do conceito de célula e passando pela evolução celular, compreender a estrutura dinâmica quer da célula procariota, quer da célula eucariota. Conhecer a ultrastrutura, função e interacção dos diversos organitos celulares, com ênfase para a visão da célula como unidade estrutural e funcional de todos os organismos. Conhecer técnicas básicas de microscopia, com observação e análise crítica de trabalhos experimentais. Interpretação de imagens de microscopia com o objectivo de reconhecer os organitos e a sua relação na ultrastrutura celular.
Programa
Teórico: Origem e evolução celular. Organização das células procariotas e das células eucariotas. Matriz extracelular. Membranas celulares. Biogénese membranar. Compartimentos envolvidos na endocitose e exocitose: RE, Golgi, vacúolos e lisossomas. Exocitose. Endocitose. Transporte transmembranar. Cloroplastos. Fotofosforilação. A membrana tilacoidal. Outros plastos. Mitocôndrias. Fosforilação oxidativa. Peroxissomas. Citosqueleto: microfilamentos, filamentos intermédios e microtúbulos. Comunicação intercelular. Junções celulares. Plasmodesmos. Núcleo interfásico. Invólucro, cromatina, nucléolo. O núcleo durante a mitose. Teórico-prático/prático: Microscópia ótica. Diversidade Celular. Matriz extracelular. Membrana Plasmática. Vacúolos. Plastos. Núcleo. Microscopia eletrónica.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas expositivas, com a projeção de imagens e vídeos, em interação com os alunos. Aulas teórico-práticas com explicação teórica sobre os temas abordados nas aulas laboratoriais e os trabalhos a desenvolver na aula prática que ocorre sempre depois da aula teórico-prática. Aulas práticas com manipulação, observação dos materiais biológicos e elaboração de um relatório, são efetuadas individualmente. Os recursos são disponibilizados na plataforma Fénix. Exame sobre a componente teórica (67% da classificação final) e avaliação contínua da componente laboratorial e teórico-prática (33% da classificação final). À exceção dos casos previstos na lei, a admissão ao exame final está condicionada à frequência de 2/3 das aulas práticas efetivamente lecionadas.