Disciplina Curricular
Análise Exploratória de Dados Multivariados AEDM
Licenciatura Bolonha em Física - 14_LFIS 2023/24
Contextos
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Estatística e Investigação Operacional > 3º ano > 550_Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o estudante aprenda, fundamentalmente, os princípios gerais de análise exploratória de dados estatísticos multivariados, tanto do ponto de vista teórico como prático. Deve também adquirir a capacidade de executar e interpretar as metodologias abordadas, sem e com o auxílio de software estatístico R.
Programa
1 - Introdução. Noções Gerais de Estatística Multivariada. Estatísticas mais utilizadas em Análise de Dados Multivariados. 2 - Análise exploratória inicial de dados multivariados. Representação gráfica de dados multivariados. 3 - Análise em Componentes Principais: Definição e principais propriedades das componentes principais; Estimação das componentes principais; Redução de dimensionalidade; Interpretação de uma componente principal; Representações Gráficas; Exploração dos meios computacionais; Exemplos de aplicação. 4 - Análise Classificatória: Generalidades; Semelhanças e Dissemelhanças; Métodos Gráficos; Métodos hierárquicos; Métodos não hierárquicos; Validação de uma classificação; Exploração dos meios computacionais; Exemplos de aplicação. Referência a outros métodos de Análise de Dados Multivariados.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação nesta unidade curricular, poderá ser realizada de duas formas: 1- Avaliação por testes: realização de dois testes, um a meio e outro na 1ª época de exames. A nota final será igual à média aritmética das notas obtidas nos dois testes. Os alunos que obtenham nota final superior ou igual a 9.5 ficarão aprovados, ficando, portanto, dispensados da realização de exame final. Todos os alunos podem realizar o 1º teste, mas só poderão realizar o 2º os alunos que tenham obtido nota igual ou superior a 8 valores no teste anterior. 2 – Avaliação por exame: A 1ª época destina-se a alunos que optaram por não se sujeitar à avaliação por testes (não realizaram o 1º teste). A 2ª época destina-se a: alunos que realizaram pelo menos o 1º teste, mas não ficaram aprovados; alunos que reprovaram na 1ª época; e alunos que ficaram aprovados na avaliação periódica ou na 1ª época e pretendem melhorar a nota