Disciplina Curricular
Técnicas Laboratoriais em Química TLQ
Licenciatura Bolonha em Física - 14_LFIS 2023/24
Contextos
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Química > 3º ano > 564_Minor em Química
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Unidade curricular de índole predominantemente laboratorial e nível introdutório, cujos principais objectivos se centram na aquisição de competências básicas para a realização de trabalho laboratorial em Química e na introdução a metodologias de tratamento e análise de resultados experimentais. Os alunos devem adquirir competências na recolha de informação (SDSs e representação e visualização de moléculas); interpretação da rotulagem e códigos de risco e segurança de produtos químicos; cálculos de concentrações, estimativas de incertezas, preparação de soluções; aplicação de técnicas elementares de separação: extracções, filtrações, centrifugação; bem como em termos do tratamento de grandes conjuntos de dados, e construção e utilização de curvas de calibração.
Programa
O carácter predominantemente laboratorial e introdutório da unidade curricular implica a abordagem de regras básicas de segurança no trabalho laboratorial, nomeadamente: interpretação da rotulagem e códigos de risco e segurança de produtos químicos; a realização de trabalhos experimentais envolvendo determinação de massas, volumes, temperatura, densidade, cálculo de concentrações, preparação de soluções, curvas de calibração, pH entre outros. São utilizadas e inter-relacionadas diferentes escalas de concentração, e introduzidas algumas técnicas básicas de análise e separação e a noção de curva de calibração. Introduz-se o tratamento de dados experimentais em folha de cálculo, acompanhado da construção e análise de gráficos, e introdução à avaliação de incertezas. Numa fase final e tendo em vista o alerta para a monitorização de processos de produção em larga escala monitoriza-se um processo reaccional através da determinação de grandezas físico-químicas.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação é periódica e engloba quer o desempenho no laboratório, quer a capacidade de análise de resultados e de produção de um relatório final sobre cada um dos temas abordados (30%), quer uma componente de índole teórico-prática, envolvendo a resposta a problemas concretos durante as aulas TP (25%) e as respostas a problemas onde os temas são abordados de forma integrada constituída por um exame final (45%).