Disciplina Curricular
Tópicos de Matemática e Arte TMA
Licenciatura Bolonha em Física - 14_LFIS 2023/24
Contextos
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Biologia > 3º ano > Competências Transversais - 1º semestre > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Química > 3º ano > Competências Transversais - 1º semestre > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Matemática > 3º ano > Competências Transversais - 1º semestre > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Informática > 3º ano > Competências Transversais - 1º semestre > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em História e Filosofia das Ciências > 3º ano > Competências Transversais - 1º semestre > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Estatística e Investigação Operacional > 3º ano > Competências Transversais - 1º semestre > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Licenciatura em Física > 3º ano > Competências Transversais - 1º semestre > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Ramo de Astronomia e Astrofísica > 3º ano > Competências Transversais - 1º semestre > 451_Competências Transversais sem Subárea (FCSE/CEGO/HFCT)
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em História e Filosofia das Ciências > 3º ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Obter um conhecimento panorâmico sobre as interações possíveis entre a matemática e várias formas de arte — artes plásticas, música, arquitetura, literatura, etc.
Programa
- O número de ouro, propriedades matemáticas e história. - Artes plásticas: Conceitos geométricos de composição, arte com elementos matemáticos explícitos. Arte com base matemática: técnicas matemáticas na análise de obras de arte. Análies de caráter mais especulativo. - Arquitetura: conceitos numéricos e proporções, entre a antiguidade clássica e o modernismo. Curvas e superfícies matemáticas, poliedros. Modelação paramétrica. - Artes tradicionais: Padrões: Azulejos e coberturas do plano. Etnomatemática. Origami. - Perspetiva e geometria projetiva. - Música: A escala pitagórica, outras escalas, temperamentos. Simetrias na música. Composições com base matemática, como o serialismo. - Literatura: Elementos matemáticos em algumas obras e na estrutura narrativa. O grupo Oulipo. - Banda desenhada: Elementos matemáticos em algumas obras e na estrutura narrativa. - Cinema: referências matemáticas no enredo e na estrutura de filmes. Cinema de animação (em particular: Os Simpsons).
Métodos de ensino e avaliação
Os elementos de avaliação poderão incluir testes, trabalhos escritos ou apresentações orais.