Disciplina Curricular
Física da Matéria Condensada FMCon
Licenciatura Bolonha em Física - 14_LFIS 2023/24
Contextos
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Estatística e Investigação Operacional > 3º ano > 119_Opção D (CFIS) - 3º ano/2º semestre - Lic. Física com Minor
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em História e Filosofia das Ciências > 3º ano > 119_Opção D (CFIS) - 3º ano/2º semestre - Lic. Física com Minor
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Matemática > 3º ano > 119_Opção D (CFIS) - 3º ano/2º semestre - Lic. Física com Minor
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Química > 3º ano > 119_Opção D (CFIS) - 3º ano/2º semestre - Lic. Física com Minor
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Informática > 3º ano > 119_Opção D (CFIS) - 3º ano/2º semestre - Lic. Física com Minor
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Biologia > 3º ano > 119_Opção D (CFIS) - 3º ano/2º semestre - Lic. Física com Minor
Período:
Grupo: 14_LFIS 2023/24 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Licenciatura em Física > 3º ano
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Introduzir os conceitos de física de muitas partículas e os modelos de física do estado sólido.
Programa
1. Introdução 2. Estrutura cristalina e estruturas dos sólidos 3. Difração e dispersão elástica 4. Ligações químicas 5. Vibrações atómicas e termodinâmica de fonões 6. Estados eletrónicos e termodinâmica de eletrões em metais 7. Condutividade elétrica e térmica 8. Eletrões em semicondutores
Métodos de ensino e avaliação
AVALIAÇÃO Default: Exame final (75%) e avaliação contínua (25%). A avaliação contínua consiste na resolução e discussão de 1-3 problemas durante as TPs por cada grupo de 1-2 alunos. Os problemas propostos são baseados nas séries. Os problemas são escolhidos pelos alunos e a resolução escrita é entregue até 24 horas antes da primeira aula de avaliação da série correspondente. A nota (0-20) é a média das duas componentes (escrita e oral) da avaliação contínua. É obrigatória a presença dos alunos num mínimo de 2/3 das TPs. A nota da avaliação contínua é usada na primeira vez que o aluno se apresentar a exame.