Disciplina Curricular

Curso de Competências Sociais e Desenvolvimento Pessoal CCSDP

Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17

Contextos

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Física > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Matemática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Astronomia e Astrofísica > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Física - Tronco Comum > Optativas > 1º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

É expectável que os alunos desenvolvam aspectos do "saber ser" (componente interpessoal/humana) que complementem o "saber fazer" proporcionado pela sua formação académica de base, através de: 1- Promover o desenvolvimento de uma noção clara dos objectivos pessoais de vida e adequar as acções aos objectivos identificados. 2- Desenvolver processos de tomada de decisão de forma autónoma e satisfatória. 3- Identificar e gerir recursos e potencialidades pessoais para melhor responder a situações de vida e desafios/contingências situacionais. 4- Saber utilizar eficazmente as competências de comunicação assertiva. 5- Saber adequar comportamentos a diferentes situações profissionais, pessoais e/ou relacionais em que estejam envolvidos. 6- Desenvolver competências que potenciem sucesso na inserção no mercado de trabalho. 7- Promover o desenvolvimento de maior auto-confiança perante as situações, em função da identificação de recursos pessoais e promoção de uma auto-afirmação positiva.

Programa

1- A importância das competências transversais e do desenvolvimento pessoal. 2- Esclarecimento de objectivos de vida. 3- Processos de resolução de problemas e de tomada de decisão. 4- Desenvolvimento de competências de comunicação assertiva. 5- Desenvolvimento de competências de trabalho em equipa e gestão de conflitos. 6- Desenvolvimento de competências de gestão do tempo. 7- Desenvolvimento de competências de gestão de stress e regulação emocional. 8- Marketing pessoal, motivação e potenciação de recursos pessoais. 9- Exposição social e apresentação oral de trabalhos. 10- Desenvolvimento de competências de procura de primeiro emprego.

Métodos de ensino e avaliação

Cada aula funciona como uma workshop, com uma forte componente experiencial, em que as temáticas curriculares são abordadas de um modo teórico prático. Existe um nível de introdução teórico, que situa os alunos na temática, trabalhos práticos que promovam a exploração de cada aluno face ao ponto em que se encontra face ao tema e a discussão de abordagens que promovam o desenvolvimento de cada tópico em análise. Os critérios de avaliação são baseados numa participação activa nas actividades intra-aula e na realização dos trabalhos propostos ao longo do semestre (40% da classificação final) e numa avaliação escrita no final do semestre (60% da classificação final). Dado que a avaliação é contínua e o modelo de ensino é de workshop, com uma forte componente experiencial, para obter aprovação, todos os trabalhos têm que ser realizados e os alunos têm que estar presentes em cerca de 85% das aulas.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 2 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre