Da Revolução Científica à Big Science RCBS

Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências

Introduzir o estudo histórico das ciências, de forma integrada, do século XVII ao século XX. Evidenciar a forma como o objecto de cada uma das disciplinas (astronomia, física, química, geologia e biologia) se foi moldando e redefinindo, através do estabelecimento de relações múltiplas entre elas. Analisar as transformações científicas nos seus múltiplos aspectos cognitivos, sociais e culturais.

1 - Introdução 2 - A Revolução Científica 3 - Ciência e Iluminismo 4 - O século XIX 5 - O início do século XX 6 - Ciência e a Segunda Guerra Mundial 7- Ciência no pós-guerra

Apresentação dos temas pelo professor e sua discussão colectiva. Algumas das aulas (teórico-práticas) dedicadas à análise e discussão de selecções de textos ou a visionamento de filmes, ou ainda, a outras actividades a combinar. Dois testes parciais ao longo do período de aulas e a realizar nos tempos lectivos – o primeiro a meio do período e o último na última semana de aulas. Os alunos que tiverem positiva nos testes serão dispensados do exame final. Os testes serão constituídos por 5 perguntas de desenvolvimento, das quais terão que responder a apenas 4 à escolha. Poderá haver ou não exame final, dependendo do número de alunos que passaram nos testes. Os exames terão a mesma estrutura dos testes.

2016/2017 - 2 Semestre