Disciplina Curricular

História das Ideias em Biologia HIB

Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17

Contextos

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Física > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Astronomia e Astrofísica > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Matemática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC de História das Ideias em Biologia visa dar a conhecer aos alunos a forma como surgiu e se desenvolveu o conhecimento científico, em particular na área da Biologia (tomada no sentido mais lato), com referência aos mais importantes avanços, aos mais relevantes intervenientes e às principais contribuições de cada um, tudo isso devidamente enquadrado no contexto histórico-filosófico em que se inseriu. Acima de tudo, pretende-se com esta UC fornecer aos alunos um referencial histórico-filosófico que lhes permita enquadrar os conteúdos das restantes unidades curriculares do seu curso de Biologia.

Programa

Os conteúdos da UC de História das Ideias em Biologia, seguindo uma perspectiva histórica, encontram-se repartidos por sete unidades que, entre uma unidade introdutória e uma outra conclusiva, correspondem à caracterização de cada um dos períodos em que é habitualmente dividida a História do Ocidente, em termos dos mais importantes aspectos relacionados com a origem e com o desenvolvimento das ideias e do conhecimento científico em Biologia (s. l.); com os mais importantes avanços conceptuais e técnicos nessa área; com os acontecimentos históricos que, em cada época, condicionaram ou favoreceram o desenvolvimento das ideias em biologia; e com as personagens mais relevantes e as respectivas contribuições.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas: Método Expositivo apoiado em audiovisuais, permitindo a participação dos alunos e esclarecimento das suas dúvidas. Avaliação: exame final escrito.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre