Disciplina Curricular

Controvérsias Científicas CCien

Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17

Contextos

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Física > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Matemática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Astronomia e Astrofísica > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver o pensamento lógico dos estudantes e a sua capacidade de argumentação.

Programa

1 – Introdução: panorâmica do estudo das controvérsias; como estudar uma controvérsia; como aproveitar deste estudo para o desenvolvimento duma argumentção própria. 2 – Controvérsia sobre a força viva. 3 – Parâmetros de análise da controvérsia Leibniz-Clarke: mapa dos assuntos e seu encadeamento; os problemas fulcrais dos oponentes; os sistemas dos disputantes; a lógica destes sistemas. 4 – Uso do estudo anterior nas controvérsias: Cuvier versus Geoffroy Saint-Hilaire; controvérsia energética; Bohr versus Einstein. 5 – Uso das técnicas de argumentação na leitura de textos científicos.

Métodos de ensino e avaliação

Participação na discussão e resolução de questões (50%). Trabalho individual, com apresentação e discussão (50%).

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre