Disciplina Curricular

Temas da Filosofia da Ciência Contemporânea TFCC

Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17

Contextos

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Astronomia e Astrofísica > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Física > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Matemática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apresentação e desenvolvimento analítico de temas centrais da Filosofia da Ciência contemporânea.

Programa

Cada ano será dedicado a quatro temas da lista (não exaustiva) que a seguir se enuncia: 1.       Verdade e conhecimento científico. 2.       Teoria e modelo. 3.       A questão da heurística. 4.       O papel da imagem na construção do conhecimento cientifico. 5.       A polémica realismo versus instrumentalismo. 6.       A superação do mecanicismo por uma ciência das relações. 7.       O regresso da metafisica. 8.       Ciência e tecnociência. 9.       A Bioética, a biopolítica e os limites do humano 10.    Novas cartografias do saber científico. 11.    Unidade e des-unidade das ciências. A Ciênciac face aos desafios dos novos meios de comunicação.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas - exposição pelo docente, sempre que possível apoiada por apresentações PowerPoint, seguida de discussão e debate com os alunos. Aulas teórico-práticas - trabalho de leitura e comentário de textos seleccionados e previamente indicados, em regime de seminário. Trabalho escrito individual previamente apresentado e discutido numa das aulas teórico-práticas.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre