Disciplina Curricular
Temas da Filosofia da Ciência Contemporânea TFCC
Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 557_Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Astronomia e Astrofísica > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Física > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Matemática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Apresentação e desenvolvimento analítico de temas centrais da Filosofia da Ciência contemporânea.
Programa
Cada ano será dedicado a quatro temas da lista (não exaustiva) que a seguir se enuncia: 1. Verdade e conhecimento científico. 2. Teoria e modelo. 3. A questão da heurística. 4. O papel da imagem na construção do conhecimento cientifico. 5. A polémica realismo versus instrumentalismo. 6. A superação do mecanicismo por uma ciência das relações. 7. O regresso da metafisica. 8. Ciência e tecnociência. 9. A Bioética, a biopolítica e os limites do humano 10. Novas cartografias do saber científico. 11. Unidade e des-unidade das ciências. A Ciênciac face aos desafios dos novos meios de comunicação.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas - exposição pelo docente, sempre que possível apoiada por apresentações PowerPoint, seguida de discussão e debate com os alunos. Aulas teórico-práticas - trabalho de leitura e comentário de textos seleccionados e previamente indicados, em regime de seminário. Trabalho escrito individual previamente apresentado e discutido numa das aulas teórico-práticas.