Disciplina Curricular
Empreendedorismo em Ciências ECie
Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Física > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Astronomia e Astrofísica > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Física - Tronco Comum > Optativas > 1º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Matemática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos desta unidade curricular são: - Despertar e motivar os alunos de Ciências para as temáticas do empreendedorismo e inovação de base tecnológica; - Desenvolvimento de competências pessoais e soft skills essenciais ao seu sucesso profissional; - Desenvolvimento de competências de gestão de inovação e de ambientes tecnológicos criativos e disruptivos - Conhecimento e cultura sobre o panorama nacional e internacional relativamente à temática do empreendedorismo.
Programa
1) PROGRAMA 1. Empreendedorismo e as suas diferentes formas 2. Inovação e os seus diversos modelos 3. Pensamento criativo e disruptivo - Design Thinking como ferramenta 4. Conceitos básicos de marketing e novos modelos digitais 5. Construção de modelos de negócios – Business Model Canvas 6. Conceitos básicos de Gestão e Finanças 7. Fontes de financiamento e modelos de startups 8. Comunicação de ciência
Métodos de ensino e avaliação
learning by doing Design thinking and creative methododolies Story and inspirational teaching