Disciplina Curricular

Interação com Computadores ICompu

Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17

Contextos

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 553_Minor em Informática

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apresentar os conceitos fundamentais da comunicação entre pessoas e máquinas. Apresentar e sistematizar as tecnologias e estilos de interação. Ensinar os métodos, princípios e técnicas de análise e design de sistemas interativos, com ênfase nos mecanismos de avaliação de usabilidade e no ciclo iterativo.

Programa

Introdução: O que é a interação pessoa máquina, usabilidade e os seus diferentes aspetos;  Design Centrado no Utilizador: Ciclo iterativo, Levantamento de Requisitos e Análise de Utilizadores e Tarefas;  Modelo mental; Recolha de Dados: Técnicas de recolha de dados (questionários, entrevistas observação, etc.); Cenários de utilização Fatores Humanos: Perceção e Representação; Atenção e Memória; Princípios de Design e Usabilidade: Metáforas, Princípios de design de Norman; Heurísticas de Nielsen; Design Gráfico: Princípios de desenho de ecrãs; Utilização da cor; Tipografia; Escrita de mensagens; Tecnologias: Estilos de Interação; Prototipagem: Definição de protótipos; Tipos e características de protótipos; Criação de protótipos de papel; Avaliação: Avaliação Heurística; Avaliação com Utilizadores; Dados de Utilização; Tratamento estatístico dos dados; Design de Websites;

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas de exposição de matéria e análise de casos práticos.Aulas teórico-práticas de aplicação da metodologia de desenvolvimento centrado no utilizador.Aulas práticas para realização do projeto. ProjectoExameTrabalho nas aulas teórico-práticas e práticas.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre