Disciplina Curricular

Abrindo a Caixa Negra: Tecnologia, História e Sociedade ACN-THS

Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17

Contextos

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Física > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Estatística e Investigação Operacional > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Informática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Astronomia e Astrofísica > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Matemática > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 450_Formação Cultural Social e Ética - FCSE

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Será que há tecnologias masculinas ou tecnologias femininas? A tecnologia tem uma nacionalidade? Onde termina a natureza e começa a técnica? Será que há tecnologias democráticas e tecnologias autoritarias?   Estas são algumas das perguntas que vão ser discutidas durante este curso. O objetivo principal é pensar a tecnologia nas suas ligações com a história, a cultura e a sociedade, treinando assim um olhar crítico e multidisciplinar que permita compreender o fenómeno tecnológico em toda a sua complexidade. Outros objectivos: - Introduzir os conceitos e perspetivas fundamentais dos estudos sociais da tecnologia (história, sociologia, filosofia da tecnologia) - Desenvolver a capacidade de identificação e análise das múltiplas dimensões sociais e culturais dos objetos e sistemas técnicos do presente e do passado. - Treinar um olhar histórico que torne mais complexa e rica a compreensão da tecnologia do presente. - Desenvolver uma consciência crítica e autónoma face às implicações éticas e políticas da prática profissional científica e da engenharia.

Programa

INTRODUÇÃO. Abrindo a caixa negra: tecnologia, história e sociedade TEMA 1. Tecnologia e produção TEMA 2. Tecnologia e consumo TEMA 3. Tecnologia e género TEMA 4. Tecnologia e meio ambiente TEMA 5. Tecnologia e vida TEMA 6. Tecnologia e nação TEMA 7. Tecnologia e guerra TEMA 8. Tecnologia e democracia CONSIDERAÇÕES FINAIS. Uma vez aberta a caixa negra...: tecnologia, ética e política

Métodos de ensino e avaliação

O curso combina diferentes métodos de ensino: a exposição da matéria teórica por parte do docente, os seminários de discussão à volta de uma leitura ou filme, e a elaboração de atividades e exercícios práticos, incluindo a preparação da escrita de um ensaio final. A avaliação consistirá na realização de duas a quatro atividades práticas durante o curso e na realização de um ensaio final. No primeiro dia de aulas serão detalhados os conteúdos das atividades práticas e do ensaio final.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre