Disciplina Curricular
Química Inorgânica QIno
Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Química > Optativas > 3º Ano > 564_Minor em Química
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Transmitir aos alunos os fundamentos de Química Inorgânica contidos no programa da cadeira, com relevo para os conceitos básicos da ligação química, geometrias e propriedades de complexos dos elementos de transição, incluindo química organometálica e catálise, tendo em conta os desafios do mundo actual (sustentabilidade, matérias primas e ambiente). Proporcionar experiência laboratorial em Química Inorgânica, particularmente na síntese e estudo de compostos de metais de transição utilizando diferentes metodologias experimentais e equipamentos básicos de laboratório, com ênfase no manuseamento seguro e adequado de agentes químicos e aparelhos. Desenvolver a capacidade de observação e o pensamento crítico. Após conclusão da disciplina com sucesso, os alunos terão adquirido conhecimentos teóricos e competências básicas laboratoriais em química inorgânica e estarão aptos a relacionar as observações e resultados experimentais com os princípios teóricos, chegando a conclusões lógicas.
Programa
Interesse da química inorgânica e introdução à química de coordenação: complexo, elemento central, esfera e número de coordenação, ligandos e átomos doadores. Nomenclatura de compostos de coordenação. Isómeros. Afinidade de metais para ligandos. Classificação HSAB. Estabilidade termodinâmica e cinética. Efeito de quelação. Ligação química em complexos: teoria do Campo Cristalino e teoria das Orbitais Moleculares (desdobramento de orbitais d, propriedades magnéticas e espectros electrónicos de complexos). Preferências estruturais. Regra dos 18 electrões. Complexos organometálicos de elementos de transição d com diferentes ligandos e coligandos. Reacções relevantes em Química Organometálica (substituição, adição oxidativa, eliminação-b e redutiva, migração, etc.) e sua aplicação em processos industriais e catálise (homogénea e heterogénea). Principais ciclos catalíticos industriais. Introdução à Química Inorgânica do Estado Sólido. Química descritiva de elementos de transição.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas laboratoriais realizam-se semanalmente, havendo obrigatoriedade de entregar Resultados e Discussão de todos os trabalhos. Teórica: Exame final e de avaliação contínua durante o semestre. Os alunos são encorajados a apresentar oralmente um pequeno trabalho de pesquisa bibliográfica, que irá incrementar as suas competências de comunicação e exposição de resultados. A avaliação da parte teórica consta de um exame final e tem um ajuste devido à exposição oral. Prática: (i) preparação prévia dos trabalhos, participação e atitude no laboratório, (ii) qualidade das folhas de resultados, (iii) discussão dos relatórios. A nota final da disciplina é a média das notas teórica (65%) e prática (35%). A aprovação implica classificações mínimas de 8,5 nas partes teórica e prática.