Disciplina Curricular
Física Experimental II FExp-II
Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17
Contextos
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Ramo de Astronomia e Astrofísica
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Química
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Estatística e Investigação Operacional
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Informática
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Física
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em Matemática
Período:
Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Ramos > Minor em História e Filosofia das Ciências
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Realização de experiências nas áreas do Electromagnetismo e da Termodinâmica para consolidação dos conceitos físicos previamente adquiridos nestas áreas do conhecimento. - Estímulo pela actividade experimental e desenvolvimento de competências na discussão crítica de metodologias, técnicas e resultados. - Desenvolvimento de competências de apresentação escrita e oral de resultados científicos.
Programa
I. Indução magnética. Indutância. II. Campo magnético no interior de um solenoide. III. Oscilações forçadas num circuito RLC. IV. Temperatura e termometria. V. Calorimetria: capacidade calorífica e calor latente. VI. 1ª lei da Termodinâmica. Equivalente mecânico e eléctrico da caloria. VII. Lei dos gases ideais. Máquinas térmicas.
Métodos de ensino e avaliação
Os trabalhos experimentais são precedidos por uma aula teórica para discussão das técnicas experimentais e dos conceitos físicos envolvidos. Nas aulas de laboratório, os trabalhos são realizados em grupo (3 alunos max) devendo ser preparados previamente com base nos textos de apoio correspondentes. Estes incluem algumas questões preparatórias que devem ser respondidas pelo aluno antes de iniciar o trabalho. É exigência a realização de um caderno de laboratório. O material de apoio é facultado na página da disciplina. Avaliação: I. Componente laboratorial: desempenho individual do aluno no laboratório em todas as aulas práticas; relatório (de grupo) escrito, sobre um dos trabalhos experimentais; apresentação oral de um trabalho experimental diferente. II. Realização de um teste escrito final sobre os trabalhos realizados, sendo requerida a nota mínima de 8.0 valores na escala 0-20. A nota final é a média ponderada: 60% da componente laboratorial e 40% do teste escrito final.