Disciplina Curricular

Física Experimental I FExp-I

Licenciatura Bolonha em Física - 12_Plano 2015/16 e 2016/17

Contextos

Grupo: 12_Plano 2015/16 e 2016/17 > 1º Ciclo > Física - Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1.      Desenvolvimento de competências no estudo experimental de fenómenos físicos, nomeadamente na utilização de instrumentos científicos, aquisição e análise de dados e discussão crítica de resultados. 2.      Realização de experiências para consolidação de conceitos físicos previamente adquiridos nas áreas da Mecânica e Eletromagnetismo. Em cada trabalho experimental a enfâse é colocada na compreensão qualitativa do fenómeno físico e na sua descrição através de um modelo suportado pelos resultados quantitativos obtidos. 3.      Desenvolvimento de competências para apresentação escrita e oral de resultados científicos.

Programa

Uma componente de análise e tratamento de dados é desenvolvida inicialmente (laboratório I) e aplicada nas aulas seguintes: II. Movimento circular uniforme (velocidade angular, força centrípeta, aceleração centrípeta). III. Pêndulo gravítico (período e frequência, aceleração gravítica, aceleração normal e tangencial). IV. Energia cinética de translação e rotação (movimento de rolamento versus arrastamento, trabalho da força de atrito, energia cinética de um corpo rígido (translação e rotação)). V. Estudo do momento de inércia (efeito da distribuição de massa em torno de um eixo de rotação no movimento de rotação, dinâmica de rotação). VI. Movimento oscilatório livre e forçado (disco de Pohl; movimento harmónico simples amortecido e forçado, efeito de ressonância). VII. Linhas equipotenciais de um campo elétrico 2D – (equipotenciais e linhas de campo; relação entre campo e potencial elétrico). VIII. Circuitos elétricos dc – (Lei de Ohm, associações de resistências, circuito RC).

Métodos de ensino e avaliação

Os trabalhos experimentais são precedidos por uma aula teórica para discussão das técnicas experimentais e dos conceitos físicos envolvidos. Nas aulas de laboratório, os trabalhos são realizados em grupo (3 alunos max) devendo ser preparados previamente com base nos textos de apoio correspondentes. Estes incluem algumas questões preparatórias que devem ser respondidas pelo aluno antes de iniciar o trabalho. É exigência a realização de um caderno de laboratório. O material de apoio é facultado na página da disciplina. Avaliação: 1) Componente laboratorial a. Desempenho individual do aluno no laboratório em todas as aulas práticas. b. Relatório escrito (em grupo) sobre um dos trabalhos experimentais. c. Apresentação oral de um trabalho experimental diferente. 2) Realização de um teste escrito final sobre os trabalhos realizados, sendo requerida a nota mínima de 8.0 valores numa escala 0-20. A Nota Final é a média ponderada: 60% da componente laboratorial e 40% do teste escrito final.

Disciplinas Execução

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre