Disciplina Curricular
Ciência em Portugal A CPort
Licenciatura Bolonha em Física - 13_LFIS 2017/18 a 2022/23
Contextos
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Biologia > 450 - FCSE/CEGO
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em História e Filosofia das Ciências > 557 - Minor em História e Filosofia das Ciências > 1º semestre
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > - > 450 - FCSE/CEGO
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Química > 450 - FCSE/CEGO
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Matemática > 450 - FCSE/CEGO
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Informática > 450 - FCSE/CEGO
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em História e Filosofia das Ciências > 450 - FCSE/CEGO
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Minor em Estatística e Investigação Operacional > 450 - FCSE/CEGO
Período:
Grupo: 13_LFIS 2017/18 a 2022/23 > 1º Ciclo > Licenciatura em Física, Ramo ou Minor > Ramo de Astronomia e Astrofísica > 450 - FCSE/CEGO
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Uma introdução à evolução histórica da ciência em Portugal, da Idade Média ao século XX, abordando diversas disciplinas, e contemplando não apenas conteúdos científicos mas também aspectos institucionais, educativos e sociais. As aulas terão momentos expositivos e também análise de casos, estudo de textos, e discussão.
Programa
1. Introdução à história da ciência. 2. A Universidade em Portugal. 3. A ciência no período da expansão. 4. Ciência e Iluminismo. 5. A ciência em Portugal nos séculos XIX e XX.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação: Participação nas aulas (10%), recensão e apresentação oral (40%) e dois testes (25% + 25%). (Ciência em Portugal) Métodos de Ensino e avaliação: Parte das aulas são essencialmente expositivas com recursos a meios visuais, seguidas de análise de textos e discussão com os alunos.