2024/2025

A Física estuda a natureza em todas as escalas, das partículas elementares aos núcleos, átomos e moléculas, às fases da matéria, aos planetas, ao universo.

A Licenciatura em Física oferece uma formação sólida e abrangente em física fundamental e aplicada.

O curso está estruturado em duas fases, uma primeira de formação geral em matemática e física, e uma segunda de formação complementar em física mais avançada. Nesta é possível optar por diferentes percursos: Física, que fornece formação nas áreas principais da física contemporânea; Astronomia e Astrofísica, que integra uma formação orientada para esta área; e Minor em outra área científica, que permite diferentes perfis pluridisciplinares, combinando uma formação em Física com formação noutra área científica.

A Licenciatura em Física dá acesso a formação pós-graduada em Física ou outras áreas afins.

O Departamento de Física tem uma vasta experiência de ensino e investigação, reconhecida internacionalmente.

A Licenciatura em Física é uma escolha para quem pretenda no futuro trabalhar nas fronteiras da ciência e da tecnologia, e concorrer num mercado de trabalho internacional altamente competitivo.

Competências: Investigação em física e astronomia. Modelação e simulação de sistemas complexos em física e noutros domínios. Desenvolvimento de novos materiais e processos. Desenvolvimento de instrumentação e software. Desenvolvimento de técnicas avançadas de caracterização e medida e de tecnologias de base física.

Ramo: Astronomia e Astrofísica.

Esquema do Plano de Estudos.

Empresas de comércio, consultoria, serviços e indústria | Entidades de regulação e acreditação | Organizações internacionais de ciência e tecnologia | Instituições de ensino superior e de investigação.