2017/2018

Objetivos

Apesar do grande desenvolvimento das energias renováveis, as fontes convencionais e não convencionais de energia fóssil mantêm importância crítica para o (actual e futuro) mix energético dos países. Aos geocientistas, sobretudo aos que têm como formação de base as ciências geológicas e as ciências geofísicas, cabem as tarefas de definir novos conceitos e objetivos, utilizando técnicas e meios sofisticados que minimizem as incertezas e aumentem a probabilidade de sucesso na fase de pesquisa, bem como de aumentar a rentabilidade na fase de exploração.

O Curso tem por objetivo complementar a formação de Geofísicos e Geólogos nas atividades de investigação, desenvolvimento e operação, relacionadas com a pesquisa e a exploração de hidrocarbonetos.

Competências: Aquisição e interpretação de dados geológicos e geofísicos, pesquisa e avaliação de recursos em hidrocarbonetos e planificação da sua exploração.


Percursos:

. Geologia do Petróleo;
. Geofísica do Petróleo.

Saídas Profissionais

Empresas de prospeção e exploração de hidrocarbonetos | Empresas de prestação de serviços e consultoria, particularmente em países lusófonos | Instituições de investigação na área das geociências dos hidrocarbonetos | Instituições de ensino superior e de investigação.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Ana Cristina Costa Neves dos Santos Azeredo
acazeredo@fc.ul.pt