Disciplina Curricular

Paleoecologia Paleo

Mestrado Bolonha em Geologia do Ambiente, Riscos Geológicos e Ordenamento do Território - 2_Plano 2015/16

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Complementar conhecimentos na área da Paleontologia e Paleobiologia, em geral, e da Paleoecologia, em especial. Fornecer aprofundamento breve e didático de temas e métodos atualmente utilizados na análise e interpretação de dados em Paleoecologia, com aplicações várias que vão da análise de populações e reconstituição paleoambiental, paleogeográfica e paleoceanográfica às transformações climáticas globais. Conhecer e aplicar técnicas de interpretação de microfósseis por Análise Estatística Multivariada. Conhecer os métodos de campo e laboratório no estudo de Foraminíferos e Ostracodos de ambientes marinhos costeiros bem como interpretar em termos (paleo)ecológicos os resultados obtidos.

Programa

1. Introdução à Paleoecologia Quantitativa (Matrizes de Dados e Análise Estatística Multivariada); 2. Paleobiologia de Nanofóssseis calcários e suas aplicações paleoecológicas em domínio oceânico; 3. Foraminíferos e Ostracodos, métodos e suas aplicações paleoecológicas em domínio marinho litoral.

Métodos de ensino e avaliação

A componente teórica tem carácter expositivo. Cada aula contempla ligação da matéria exposta na aula anterior com o tema a abordar e um sumário dos aspectos mais relevantes. É apoiada em projeção de imagens digitais. A componente prática tem uma parte de modelação numérica e interpretação por software informático, e outra parte por atividade de campo e laboratorial. Dois relatórios: individual sobre modelação numérica e Análise Estatística Multivariada (1/3 da avaliação final) e em grupo sobre trabalho de campo e de laboratório (Caracterização ambiental e interpretação paleoecológica por Foraminíferos e Ostracodos em zonas de Sapal) (2/3 da avaliação final). É necessário obter aprovação a ambas as componentes.

Disciplinas Execução

2020/2021 - 1º semestre

2017/2018 - 1 Semestre