Disciplina Curricular

Geologia, Ordenamento e Impacte Ambiental GOIA

Mestrado Bolonha em Geologia do Ambiente, Riscos Geológicos e Ordenamento do Território - 2_Plano 2015/16

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina tem como objectivo fornecer uma perspectiva abrangente da contribuição da geologia para o ordenamento do território e avaliação de impactes ambientais, que complemente conhecimentos anteriores sobre estas temáticas. Com esta disciplina pretende-se que os estudantes consigam: consolidar e ampliar o conhecimento das diferentes figuras de ordenamento contempladas na legislação nacional; compreender o papel fundamental da geologia na avaliação de impactes ambientais e no ordenamento do território e a importância da sua inclusão nas fases iniciais de planeamento; saber escolher os métodos de estudo e de caracterização física adequados a diferentes casos; integrar informação diversificada e interpretá-la, construindo modelos coerentes e sintéticos; integrar na perspectiva ambiental as diferentes linhas de investigação científica e de actividade profissional que as matérias leccionadas no curso permitem desenvolver. 

Programa

Apresentação das diferentes figuras de ordenamento, instrumentos de gestão territorial e legislação de avaliação de impactes ambientais em Portugal, numa perspectiva de aplicação em contexto profissional. Análise de estudos concretos em que a geologia é a componente mais importante, procurando desenvolver nos estudantes a capacidade de análise, de crítica e de elaboração de propostas alternativas com enfoque na apreciação do tratamento dado à componente geológica (nomeadamente no que respeita à caracterização física dos objectos de estudo - recursos minerais, água, solo e património geológico). Avaliação de impactes ambientais decorrentes da erosão hídrica do solo articulação com a produção sedimentar de uma bacia hidrográfica, avaliação da intensidade desta fonte  sedimentar e impacto no balanço sedimentar litoral – metodologias de quantificação da erosão e aplicação a um estudo de caso. 

Métodos de ensino e avaliação

A componente teórica é expositiva e apoiada em projecção de imagens digitais. A componente TP é baseada em trabalho de grupo e inclui: pesquisa e análise por parte dos alunos sobre as temáticas em estudo; apresentação de propostas e resolução de problemas. É complementada com visitas de campo e discussão no terreno. Avaliação de dois relatórios escritos, elaborados em grupo pelos alunos sobre temas previamente distribuidos, com peso de 50% para a nota final. A qualidade (conteúdo científico e  gráfico, linguagem técnica, clareza de exposição e capacidade de argumentação) das peças escritas e apresentação oral dos relatórios influenciam a classificação de cada relatório.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre