Disciplina Curricular

Modificações Ambientais em Sistemas Costeiros MASC

Mestrado Bolonha em Geologia do Ambiente, Riscos Geológicos e Ordenamento do Território - 2_Plano 2015/16

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprofundar conhecimento sobre processos activos na faixa costeira a micro-mesoescala temporal e consequências na organização sedimentar, geomorfológica e dinâmica daquele espaço. Aplicar no terreno metodologias de monitorização de parâmetros e processos reguladores ou descritores da morfologia e geologia, forçamento oceanográfico ou indutores de risco. Utilizar conhecimentos adquiridos na solução de problemas de gestão de espaço, da erosão, de sedimentos e de riscos litorais. Resultados/Competências: Desenvolver capacidade de análise multi-escala e integrada dos processos, produtos, conteúdos geológicos e geomorfológicos costeiros, em particular dos pertinentes em estudos de impacte ambiental, ordenamento e gestão do espaço e do risco litoral. Familiarização com instrumentação e dados oceanográficos, sedimentológicos (sondagens ligeiras) e morfológicos (DGPS RTK, drone,…) desde a instalação/manuseamento de equipamentos ao processamento e interpretação de resultados. NOTA Os objectivos acima podem sofrer adaptação se as restrições de funcionamento associadas ao quadro da pandemia assim o determinarem.

Programa

Sistemas costeiros (praia-duna, de transição e rochosos), conceitos, forçamento e resposta - escalas. Aquisição de dados. Ondas de vento - da geração à rebentação. Marés, sobreelevação de origem meteorológica. Correntes costeiras, transporte sólido transversal e longitudinal. Espraio, run-in, run-up, processos, variáveis reguladoras, quantificação. Variações morfológicas sazonais, perfil de equilíbrio.Balanço sedimentar, elementos, implicações, tendência de evolução de longo termo. Alterações climáticas, gestão do espaço e risco costeiro, adaptação. Ambientes de transição: estuários, lagunas, barras de maré, interdunares, sapais e rasos de maré. Génese, processos, hidrossoma, sedimentos, morfologia, evolução em contexto de alterações climáticas (subida do nível médio do mar). Instrumentação e medição in situ de dados oceanográficos, morfológicos e sedimentares. Arribas e litorais rochosos. Processos e mecanismos de evolução. Factores condicionantes e forçadores. Monitorização à escala local e regional. Cálculo da velocidade de evolução e previsão dos seus efeitos futuros. Determinação da perigosidade. NOTA: Face à situação de pandemia e imprevisibilidade dasua evolução, o planeamento e os conteúdos acima poderão sofrer alterações, tal como o procedimento de avaliação.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas e teorico-práticas são organizadas em sessões temáticas, nas quais se abordam conceitos e praticam, em sala de aula, exercícios de aplicação, analisam-se estudos de caso, discutem-se implicações práticas em termos de gestão do espaço litoral. A vertente de campo é "hands-on", utilizando instrumentação específica numa praia/laguna/estuário, durante um ciclo de maré, e num sector de arribas. Os dados são utilizados para trabalho TP e avaliação final. Avaliação centrada em trabalhos de grupo sobre matérias do curso e um caso de estudo. Exemplos: mapeamento da distribuição espacial de ambientes de sapal em função da subida do nível médio do mar; cartografia de faixas de salvaguarda em horizontes de 50 e 100 anos num litoral de praia com descrição do forçamento e geomorfologia, justificação de métodos; caracterização geomorfológica e de instabilidades em arribas e avaliação de velocidades, modos de evolução e previsão dos seus efeitos. (Ver NOTA no campo acima).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre