Disciplina Curricular

Caracterização e Valorização de Massas Minerais CVMM

Mestrado Bolonha em Geologia Económica - 1_MGeoEco201819

Contextos

Grupo: 1_MGeoEco201819 > 2º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Familiarizar os estudantes com as problemáticas relacionadas com a caracterização, exploração e transformação para uso industrial das rochas e minerais industriais

Programa

Componente teórica: Quadro legal da indústria extractiva em Portugal. Noção de matéria-prima mineral. Os vários tipos de rochas e materiais industriais: princípios de prospecção, caracterização, processamento e valorização de cada um deles. Actividades colaterais à indústria extractiva: impacto ambiental, monitorização, procedimentos de encerramento de exploração. Exemplos integrados de utilização da matéria-prima mineral em função de objectivos específicos a grande escala: o caso das grandes vias de comunicação. Panorama genérico da actual indústria extractiva portuguesa. Componente prática: Estimativa numérica de reservas exploráveis em contextos de materiais industriais. Ensaios laboratoriais de caracterização de materiais argilosos e respectiva interpretação. Determinação dos procedimentos de caracterização laboratorial indicados para a determinação de utilizações industriais possíveis no caso de sedimentos detríticos de alta densidade.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas, aulas teórico-práticas, trabalhos práticos. Visitas de estudo a explorações relevantes. Palestras por geólogos convidados activos profissionalmente na indústria extractivaAvaliação contínua (trabalhos teórico-práticos de caracterização e concepção de explorações; trabalho prático de caracterização completa de um recurso; exercícios de campo).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre