Disciplina Curricular

Prospeção Geoquímica PG

Mestrado Bolonha em Geologia Económica - 1_MGeoEco201819

Contextos

Grupo: 1_MGeoEco201819 > 2º Ciclo > Parte Escolar

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos principais consistem na introdução e discussão dos métodos usados em Prospecção Geoquímica, através do estudo de exemplos paradigmáticos e do exame de questões chave relacionadas com a aquisição, tratamento e interpretação de dados mineralógicos e geoquímicos em prospecção e pesquisa mineral. Espera-se, por conseguinte, que os estudantes: [1] compreendam e usem de forma crítica os fundamentos inerentes os diversos métodos de amostragem, análise química e estudo das distribuições de concentração em vários meios geológicos (rochas, solos, sedimentos de corrente, águas); [2] sejam capazes de perspectivar as potencialidades e limitações dos diversos métodos em função das características geológicas, acessibilidades, disponibilidade financeira e objectivos particulares; [3] reconheçam a importância do cruzamento desta informação com a de natureza mineralógica e isotópica; e [4] consigam justificar opções metodológicas em campanhas de prospecção geoquímica.

Programa

O programa de estudos incide sobre: [1] caracterização mineralógica e geoquímica de halos de alteração hidrotermal em diferentes tipologias de depósitos e análise da sua importância como guias de prospecção; [2] utilização da geoquímica isotópica em actividades de prospecção e pesquisa mineral; [3] metodologias de amostragem e preparação de amostras (de rocha, solos, sedimentos de corrente, testemunhos de sondagem, escombreiras) para análise mineralógica e geoquímica de acordo com objectivos específicos, características dos materiais e aspectos económicos; [4] selecção de métodos analíticos; [5] análise geostatística de resultados.

Metodologia de avaliação

Exposições de natureza teórica. Actividades de natureza teórico-prática (resolução de problemas numéricos). Actividades práticas (caracterização macro- e microscópica de amostras paradigmáticas) e laboratoriais (preparação de amostras para litogeoquímica). Trabalho de campo. Avaliação contínua, incluindo a apreciação de: a) análises críticas elaboradas individualmente a três artigos chave seleccionados no âmbito dos tópicos [1], [2] e [4] do programa; b) dois relatórios relativos à componente prática dos tópicos [3] e [5] daquele programa; e c) propostas de solução de problemas colocados em contexto real (trabalho de campo).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre