Disciplina Curricular

Projeto de Campo e Experimental PCE

Mestrado Bolonha em Geologia Económica - 1_MGeoEco201819

Contextos

Grupo: 1_MGeoEco201819 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 738_Mestrado em Geologia Económica - Grupo Opcional 2

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Este espaço curricular visa proporcionar ao aluno o desenvolvimento de competências específicas enquanto geólogo preocupado com a caracterização e exploração de depósitos minerais, dando-lhe ainda a oportunidade de  consolidar métodos e atitudes requeridas pelo trabalho em equipa multidisciplinar, promovendo a autonomia, bem como a partilha de conhecimentos visando alcançar um objectivo concreto comum. Espera-se que, como resultado da experiência de aprendizagem, o estudante: (1) seja capaz de abordar a caracterização de um depósito mineral a diferentes escalas, escolhendo as metodologias adequadas à recolha dos dados para o efeito; (2) saiba como enfrentar e resolver os principais problemas que se colocam no acompanhamento da lavra mineira; e (3) consiga estabelecer um plano de amostragem apropriado e seleccionar os métodos de análise em função dos objectivos inicialmente traçados.

Programa

A disciplina contempla trabalho em contexto mineiro real (observação e registo de informação em frentes de desmonte, para além de amostragem), eventualmente complementada por descrição de sondagens e amostragem, para além de actividades de processamento integral das amostras e respectiva caracterização petrográfica, mineralógica e/ou geoquímica, em função dos objectivos específicos traçados. Estão igualmente previstas sessões breves para apresentação de sínteses informativas úteis ao desenvolvimento dos trabalhos planificados, bem como para fomentar discussão dos elementos factuais coligidos pelos estudantes. A concretização das várias tarefas e os resultados obtidos serão alvo de discussão sistemática.

Metodologia de avaliação

Contextualização teórica e prática dos assuntos e actividades a desenvolver. Trabalhos de campo e de laboratório. Processamento de dados usando as metodologias adequadas a cada caso. Partilha e discussão periódica de resultados (escrita e oral). Avaliação contínua culminando com a apresentação e discussão de um relatório final.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre