Disciplina Curricular

Planeamento e Gestão em Prospeção e Pesquisa PGPP

Mestrado Bolonha em Geologia Económica - 0_MGeoEco 2007/08 a 2020/21

Peso

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar aos estudantes os elementos factuais necessários à compreensão e análise integrada de questões geológicas, tecnológicas, económicas, ambientais e administrativas com significado em prospecção e pesquisa mineral. Espera-se, por conseguinte, que os estudantes: 1) sejam capazes de mobilizar conhecimento transversal útil à satisfação dos principais factores que determinam o planeamento e gestão das actividades de prospecção e pesquisa mineral; 2) façam uso das abordagens adequadas à análise do ciclo de vida de um projecto mineiro; 3) conheçam os códigos de reporte internacional para recursos e reservas; e 4) entendam a importância da responsabilidade ambiental e social associada aos projectos mineiros.

Programa

O programa de estudos versa sobre: [1] exemplos de sucesso/insucesso em prospecção e pesquisa mineral em diferentes regiões do Planeta; [2] critérios determinantes no planeamento e gestão das actividades de prospecção e pesquisa em função das condicionantes intrínsecas (características geológicas, geomorfológicas, meteorológicas, tipologia de depósito mineral, etc) e extrínsecas (logísticas e financeiras, em particular); [3] condicionantes impostas pela legislação em geral e específica (incluindo ordenamento do território, vulnerabilidade ambiental, incentivos sócio-económicos) às actividades de prospecção e pesquisa mineral; e [4] evolução recente do mercado internacional de matérias-primas e suas implicações no planeamento futuro de actividades de prospecção e pesquisa.

Métodos de ensino e avaliação

Exposições de natureza teórica e teórica-prática, incluindo a discussão de casos de sucesso e de insucesso em prospecção e pesquisa. Trabalho de campo. Exposições de natureza teórica tratando de questões económicas, ambientais e administrativas intimamente relacionadas com a prática de prospecção e pesquisa. Avaliação contínua, incluindo a apreciação de: a) análises críticas elaboradas individualmente a três artigos chave seleccionados no âmbito dos tópicos [1] e [2] do programa; b) propostas de solução de problemas colocados em contexto real (trabalho de campo); e c) trabalho de reflexão individual sobre tema relacionado com os tópicos [3] e [4] do programa, a apresentar oralmente e por escrito sob a forma de resumo alargado.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre