Disciplina Curricular
Metafísica da Ciência MC
Mestrado Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 1_MHFC 2025/26
Contextos
Grupo: 1_MHFC 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A metafísica de ciência cobre uma vasta gama de tópicos relacionados com a natureza das ciências e das entidades de que tratam, tais como: (1) assuntos metafísicos que surgem em todas as ciências (a natureza das leis da natureza, as espécies naturais, a causalidade e as propriedades); (2) metafísica aplicada a ciências específicas como a física, a química, a biologia e a psicologia; (3) a relação entre as ciências de nível superior e a física fundamental (a emergência, a fundamentação e a redução). Os principais objectivos nesta unidade curricular são: (i) abordar uma seleção dos tópicos mais discutidos na metafísica da ciência contemporânea, (ii) compreender as dificuldades inerentes na interpretação das nossas melhores teorias científicas, e o papel da filosofia no entendimento do que nos dizem sobre a natureza do nosso mundo.
Programa
Os tópicos centrais desta unidade curricular incluem: as leis da natureza; a natureza de propriedades e entidades científicas; a ontologia de poderes; o estruturalismo ontológico e a interpretação da física quântica; o pampsiquismo como uma teoria da natureza intrínseca de partículas fundamentais; o holismo, o monismo, e a ontologia das relações; a natureza da causalidade e o debate entre as teorias contrafactuais e dos processos causais; o espaço-tempo e o debate entre o substantivismo e o relacionismo; e o debate entre o reducionismo e a emergência, com foco na metafísica da química e da psicologia.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação da unidade curricular basear-se-á em dois ensaios escritos (de 2000-2500 palavras cada um) sobre tópicos escolhidos de uma lista de perguntas disponibilizada pelo professor. Os alunos serão encorajados a discutir os planos de ensaio com o docente para desenvolverem as suas ideias com base em tal discussão. Os alunos receberão comentários detalhados no primeiro ensaio para que possam melhorar o seu desempenho no segundo ensaio, que valerá 60% da nota final. A classificação final dos alunos cuja contribuição às discussões em aula tenha sido consistente e de alta qualidade poderá ser aumentada por um valor.