Disciplina Curricular
História das Ciências: Teoria e Métodos HCTM
Mestrado Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 1_MHFC 2025/26
Contextos
Grupo: 1_MHFC 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2001 - MHFC - Opção A - 1ºSem (QAC)
Período:
Grupo: 1_MHFC 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2000 - MHFC - Opção HFCT 1 - 1ºSem (HFCT)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Introdução à historiografia das ciências nas suas relações com as formas como se concebeu e fez a história ao longo do tempo. Os estudantes aprenderão a identificar, definir e contrastar práticas científicas e escolhas metodológicas, de uma seleção suficientemente representativa de historiadores e historiadores das ciências. Devem igualmente familiarizar-se com os caminhos historiográficos trilhados, aprendendo a distinguir posicionamentos teóricos, campos de análise e diálogos interdisciplinares.
Programa
1: Fazer história no Ocidente: da Antiguidade ao Renascimento e ao Iluminismo; da ars historica à criação da história-disciplina no século XIX; o século XX, entre a escola dos Annales e os debates historiográficos do pós-guerra; a emergência da história global, o descentramento da Europa e as principais tendências historiográficas na transição para o nosso século – os vários turns e a microhistória (global) 2: Fazer história das ciências: dos primórdios ao legado do positivismo; os fabulosos anos trinta; Thomas Kuhn, historiador e filósofo das ciências; do spatial turn ao construtivismo social e à nova história social e cultural das ciências. 3: Análise de alguns estudos de caso. A título de exemplo: a) Revisitar a Revolução Científica à luz das abordagens globais; b) Revisitar a História da Ciência na Periferia Europeia à luz da história global. 4: Fazer história das ciências: Algumas indicações práticas.
Métodos de ensino e avaliação
A primeira parte das aulas é essencialmente expositiva, com recursos a meios visuais, seguindo-se, na sua segunda metade, a análise de textos pré-circulados e discussão com os estudantes. A avaliação consiste na produção de 5 recensões críticas a 5 artigos (50%) e um trabalho final (50%).