Disciplina Curricular

Fundamentos da Ciência Cognitiva FCC

Mestrado Bolonha em História e Filosofia das Ciências - 1_MHFC 2025/26

Contextos

Grupo: 1_MHFC 2025/26 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2001 - MHFC - Opção A - 1ºSem (QAC)

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aprender conceitos e teorias fundamentais da ciência cognitiva através do estudo de uma combinação de leituras clássicas e contemporâneas. Compreender as teorias principais dos três principais aspetos da mente de interessa da ciência cognitiva: a representação, a cognição e a consciência. Ganhar compreensão inicial da natureza interdisciplinar da ciência cognitiva através do estudo de abordagens teóricas que unem diversas disciplinas e estudos experimentais que influenciam a construção de teorias. Compreender o papel de analise filosófica como ferramenta indispensável para a construção de teorias da mente e a análise do significado dos resultados experimentais.

Programa

A teoria representacional da mente e a teoria computacional da cognição; a teoria computacional clássica da mente e o argumento da Sala Chinese de Searle; a semântica do papel conceitual e a teleosemântica como formas de responder ao desafio de Searle sobre a origem do significado semântico nos sistemas computacionais; a tese da modularidade da mente de Fodor e os seus argumentos que defendem que somente processos modulares podem ser processadores clássicos de símbolos; o coneccionismo e os modelos de cognição de rede neuronal; o estatuto ontológico de crenças e desejos em redes coneccionistas e a ameaça da sua eliminação; a cognição incorporada e estendida; as técnicas experimentais do programa dos correlatos neuronais da consciência (e.g. os estudos de lesões e a rivalidade binocular) e os problemas das mesmas; a hipótese das duas vias visuais; a teoria do “espaço de trabalho neuronal global” e a teoria da informação integrada da consciência; os problemas filosóficos da consciência.

Métodos de ensino e avaliação

Exame escrito de duas horas contendo uma seleção das questões previamente destacadas em cada tópico, em que os alunos devem escolher três para responder (50%). Ensaio escrito (2000-2500 palavras) num tópico à escolha de uma lista de questões pré-definidas (50%). Os alunos são encorajados a discutir os planos de ensaio com o docente para desenvolverem as suas ideias com base em tal discussão. A classificação final dos alunos cuja contribuição às discussões em aula tenha sido consistente e de alta qualidade poderá ser aumentada por um valor.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 1 Semestre