2018/2019

Objetivos

A Pós-Graduação em Informática oferece uma atualização, aprofundamento e ampliação de conhecimentos e competências na área da informática, baseada num conjunto de disciplinas com matérias fundamentais e avançadas, oferecidas pelo Departamento de Informática.

Este curso tem como objetivo oferecer aos estudantes e profissionais a possibilidade de renovar e aprofundar os seus conhecimentos e competências na área da informática, bem como de complementar a formação e abrir novas oportunidades aos que são de áreas afins e de domínios em que a informática pode ser uma mais-valia. Numa faculdade e universidade de forte cultura multidisciplinar, os nossos alunos têm vindo da informática e tecnologias de informação, e outras áreas da ciência, engenharia e afins, como matemática, estatística, física, biologia, química, ciências da saúde, tecnologias de informação geográfica, design multimédia, gestão, direito, entre outras. O plano curricular é bastante flexível e personalizado para enquadrar os diferentes perfis e interesses dos alunos.

É nesta perspetiva de aprofundamento, renovação e reconversão que se pretende criar competências fortes e oportunidades para um mercado e uma sociedade em que a informática, em grande procura, tem um papel de importância crescente nas mais variadas áreas, com carácter especializado e multidisciplinar.

É atribuído um diploma de curso de Pós-Graduação em Informática, não conferente de grau. É uma opção adequada para quem pretende fazer mesmo só o ano curricular.

Para quem coloca a hipótese de vir a fazer um 2.º ano para obtenção do grau de mestre, é preferível candidatar-se ao Mestrado em Informática (MI), uma vez que desde 2018, por legislação nacional, aos alunos de Pós-Graduações que pretendam ingressar em Mestrado, só lhes poderão ser creditados metade dos ECTS previstos na parte escolar do Mestrado em que pretendem ingressar, por candidatura (apesar desta parte escolar ser análoga na PGI e no MI). Em termos formais: se só realizar o 1.º ano do MI, ficará com o diploma de curso de Mestrado em Informática, não conferente de grau; no final do 2.º ano do MI, ficará com o grau de mestre.

Competências: Funções especializadas ou complementares no domínio das tecnologias da informação numa variedade de áreas de aplicação. Inclui a conceção e desenvolvimento de soluções para a web e multimédia, redes e sistemas de informação, linguagens e engenharia de software, empregues em domínios multidisciplinares.

Saiba mais sobre os Mestrados e Pós-Graduações do Departamento de Informática.

Saídas Profissionais

Empresas de desenvolvimento de software, conteúdos e segurança | Empresas de telecomunicações, serviços, consultoria e áreas multidisciplinares e complementares | Instituições de ensino superior e investigação | Instituições públicas.

Propinas

Consultar valores aqui.

Coordenadores

Maria Teresa Caeiro Chambel