Disciplina Curricular

Design de Software DSof

Curso de Especialização em Informática - 11_Plano actual

Contextos

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 829_Curso de Especialização em Informática - CTP

Período:

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 833_Curso de Especialização em Informática

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apresentar uma breve perspectiva histórica da Engenharia de Software e conceitos, técnicas de representação, métodos e ferramentas importantes no contexto do design de sistemas de software.  Arquiteturas de Software. Pretende-se familiarizar os alunos com o desenho arquitetural de sistemas de software. Nomeadamente que fiquem a conhecer os principais estilos arquiteturais e suas propriedades e sejam capazes de: -usar linguagens de descrição de arquiteturas;-conceber arquiteturas alternativas para um sistema e de as avaliar face a determinados requisitos;-reconhecer conformidade entre implementação e arquitetura.Linhas de Produto de Software (LPS). Pretende-se familiarizar os alunos com técnicas de desenho de famílias de sistemas de software e de gestão da variabilidade. Nomeadamente que fiquem a conhecer: os principais desafios e benefícios das SPL;o desenho e programação de sistemas baseado em aspectos;o desenvolvimento baseado em modelos e técnicas generativas 

Programa

Engenharia de Software: Contexto e história.Design de Software: Processo de design, noções de qualidade, princípios de desenho.Arquitectura de Software: Estilos arquiteturais, linguagens de descrição de arquiteturas, técnicas de avaliação e análise, ADD (attribute-driven design).Linhas de Produto de Software: Engenharia de domínio, técnicas de gestão da variabilidade.

Metodologia de avaliação

Nas aulas teóricas são expostos os conteúdos programáticos e casos de estudo ilustrativos; nas aulas teórico-práticas são realizados pequenos exercícios que visam aplicar e raciocinar sobre os conteúdos programáticos expostos nas teóricas. A componente prática compreende uma série de três exercícios, nomeadamente pequenos projetos descritos sob a forma de um relatório escrito, e uma apresentação oral da análise de um artigo. A componente teórica corresponde a um exame escrito.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre