Disciplina Curricular

Computação Móvel CMov

Curso de Especialização em Informática - 11_Plano actual

Contextos

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 832_Curso de Especialização em Informática - SI

Período:

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 833_Curso de Especialização em Informática

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina aborda as características e os processos de desenvolvimento para os sistemas computacionais móveis, examinando-os numa perspectiva de sistemas de informação. O objectivo principal é dotar os alunos da capacidade de desenvolver aplicações e serviços para dispositivos móveis. Abordam-se metodologias e tecnologias de desenvolvimento, prototipagem e avaliação de aplicações e serviços para aqueles dispositivos, bem como: características tecnológicas dos mesmos (e.g. tablets, telemóveis e smartphones); sistemas operativos disponíveis (e.g Android); tecnologias de rede e informação subjacentes; capacidades e limitações tecnológicas das interfaces e modos de interacção; e características dos contextos cognitivos e sociais em que se usam. Para além dos princípios, técnicas e metodologias os alunos desenvolverão aplicações distribuídas, com necessidades de gestão partilhada de dados e multimodais, sobre os sistemas Android.

Programa

Introdução à computação móvel Desafios e cenários de uso das aplicações ubíquas As tecnologias emergentes e os sistemas de suporte Metodologias de desenho, prototipagem e avaliação  A interacção: modos de entrada e saída e o contexto de uso A gestão de dados: modos conectados e desconectados; replicação e transacções Os aspectos de distribuição, comunicação e o suporte de rede. Os sistemas operativos. Visões de futuro

Métodos de ensino e avaliação

Nas aulas teóricas: exposição e discussão de matéria; apresentação e discussão de tópicos por parte dos alunos, moderada pelo professor. Nas aulas teórico-práticas: apresentação da matéria prática e acompanhamento e discussão dos exercícios e guiões; acompanhamento e discussão do projecto. Os alunos são ainda confrontados com a elaboração de um projecto prático, em equipa, e ao desenho conceptual de uma aplicação, sendo em ambos incentivada a criatividade e a inovação. 1) Projecto prático, em grupo, que resulte numa aplicação móvel incluindo interacção multimodal, gestão de dados e comunicação; o tema é aberto, refinado pelos docentes. 2) Exercícios a efectuar e apresentar em grupo nas aulas teórico práticas; 3) Apresentação e discussão, individual, de 2 a 3 tópicos, na aula teórica, com entrega de artigo crítico; 4) Apresentação oral e escrita de dois artigos, escritos individualmente, sobre dois temas.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre