Disciplina Curricular

Tecnologia de Bases de Dados TBDado

Curso de Especialização em Informática - 11_Plano actual

Contextos

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 832_Curso de Especialização em Informática - SI

Período:

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 833_Curso de Especialização em Informática

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina apresenta os conceitos e tecnologias que constituem as fundações dos sistemas de gestão de bases de dados (SGBDs), com ênfase nos SGBDs relacionais e também nas novas tecnologias NoSQL. Os SGBDs são dos sistemas mais complexos e abrangentes da Informática, sendo muitas das suas técnicas largamente empregues no desenvolvimento de muitos outros sistemas e aplicações. No final da disciplina os estudantes devem saber: Aplicar e afinar técnicas de implementação de SGDBs; Compreender, desenvolver e avaliar técnicas para SGDBs de alto desempenho; Identificar e distinguir alternativas de SGDBs para diferentes tipos de dados, contextos e aplicações.

Programa

Componentes de um sistema de gestão de bases de dados. Diferentes tipos de bases de dados: relacionais, documentos, grafos, colunas, chave-valor, e conhecimento. Organização física de dados e métodos de acesso. Processamento de interrogações, realização de operadores relacionais, e afinação de desempenho. Gestão de transações. Controlo de concorrência e recuperação de faltas. Segurança de informação em bases de dados relacionais. Bases de dados paralelas e distribuídas.

Metodologia de avaliação

Nas aulas teóricas, serão explorados os diferentes tópicos do conteúdo programático, com leituras recomendadas ao longo do semestre que serão discutidas nas aulas. Estas são complementadas com aulas práticas e de laboratório onde os alunos desenvolvem e afinam uma base de dados relacional, bem como uma base de dados NoSQL.   Existe um método de avaliação: projeto (35%), exame (55%), e participação (10%). O projeto é avaliado em etapas distintas durante o semestre. Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante podem substituir a participação nas aulas por respostas a questões semanais.  

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre