Disciplina Curricular

Jogos Interativos JI

Curso de Especialização em Informática - 11_Plano actual

Contextos

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 833_Curso de Especialização em Informática

Período:

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 832_Curso de Especialização em Informática - SI

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram as bases fundamentais em desenho e implementação de jogos de computador. É dada uma introdução à teoria e concepção de jogos. São ensinados os fundamentos dos diferentes componentes que constituem um jogo, desde a arquitectura a que um jogo moderno deve obedecer até aos diferentes componentes que o constituem. Estes incluem a parte gráfica, redes, som, inteligência artificial e mecanismos de interacção. São ainda abordados tópicos relativos ao desenvolvimento para consolas e plataformas móveis.

Programa

Esta disciplina visa cobrir os diferentes tópicos relevantes no desenho e desenvolvimento de jogos de computador em todas as suas fases. É constituída por 3 secções programáticas: 1. teoria, concepção e desenho de jogos; 2. implementação de componentes; 3. utilização de tecnologias específicas. Concepção e desenho de jogos. São abordados os princípios que levam à criação e desenvolvimento de um jogo e elaborados os diferentes factores e componentes que constituem um jogo electrónico.  Implementação de componentes.  Nesta secção serão cobertos os princípios das tecnologias que estão geralmente associadas ao desenvolvimento de um jogo de computador.  3.  Utilização de tecnologias específicas. No decorrer desta disciplina será encorajada a utilização de um motor de jogo, biblioteca ou plataforma que facilite a criação de um protótipo avançado (ex: Unity). Serão descritos os seus princípios de funcionamento ao nível da parametrização e criação de um jogo simples.

Métodos de ensino e avaliação

Nas aulas teóricas: exposição e discussão de matéria; apresentação e discussão de temas por parte dos alunos, moderada pelo professor. Nas aulas teórico-práticas: discussão de jogos e tipos de jogos; realização de guiões, concepção e prototipagem de jogos, playtesting. Os alunos são ainda confrontados com a elaboração de dois projecto práticos, em equipa. Um deles foca no desenho e prototipagem de um jogo de tabuleiro, o outro no desenho e concepção de um jogo digital.  A avaliação terá as seguintes componentes: 1.     Trabalho de grupo para estruturação, planeamento e implementação de um jogo de computador (50%) 2.     Competição em grupo para desenvolvimento de um conceito de jogo de tabuleiro e prototipagem do mesmo (20%). Inclui escrita de um pequeno relatório e apresentação oral na aula (15 minutos). 3.     Apresentações individuais de temas respeitantes ao desenho e desenvolvimento de jogos de computador (30%).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre