Disciplina Curricular

Deteção e Tolerância a Intrusões DTI

Curso de Especialização em Informática - 11_Plano actual

Contextos

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 831_Curso de Especialização em Informática - OSC

Período:

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 833_Curso de Especialização em Informática

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Debater os métodos de obtenção de segurança baseados no paradigma da confiabilidade na presença de faltas maliciosas (vulnerabilidades, ataques e intrusões), isto é: detecção e tolerância a intrusões. As competências adquiridas com a disciplina consistem de um corpo de conhecimento complementar à aproximação clássica da prevenção (de intrusões), que requer níveis de robustez de componentes difíceis de conseguir, bem como intervenção humana intensiva e dispendiosa. Os estudantes irão dominar os conceitos fundamentais, paradigmas e mecanismos da tolerância a intrusões. Ficarão igualmente aptos a incorporar estas noções com as noções clássicas de segurança, num projecto completo de sistemas computacionais seguros. Os estudantes que adquiram estas competências são susceptíveis de obter uma vantagem competitiva em relação a investigadores ou profissionais com formação clássica em segurança, dada a aceitação crescente de TI.

Programa

Revisão de conceitos fundamentais em segurança e confiabilidade. Conceitos e terminologia em tolerância a intrusões. Mecanismos a enquadramentos em TI. Estratégias para tolerância a intrusões. Modelação de faltas maliciosas. Arquitecturas para sistemas tolerantes a intrusões. Tolerando intrusões. Resistindo a ataques. Testando ataques.

Métodos de ensino e avaliação

* As aulas estão organizadas da seguinte forma:  - Aulas teóricas e teórico-práticas: uma sessão semanal cada.  - Laboratórios: trabalho de laboratório aberto. * Aulas teóricas: exposição dos temas do curso. * Sessões teórico-práticas: exposição detalhada de material (ex., protocolos ou pacote de interfaces ou internos), e permitir um conhecimento mais profundo e prático sobre esses temas. Algumas são sessões de laboratório orientando o trabalho dos alunos nos projectos. Regras de classificação:45% - Projecto e Trabalhos05% - Participação nas aulas50% - Exame final - Eliminatório: Exame Final, Projecto e Trabalhos * Projecto e Trabalhos práticos    - Conjunto de estudos de papel e caneta e um projecto em várias fases, distribuídos ao longo do semestre. * Participação em classe e regularidade    - Participação activa e a contribuição para os debates estão previstos e serão consideradas. * Exame Final  - Exame Final é um exame de 2,5 horas e abrangente.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre