Disciplina Curricular

Experiência de Utilização EU

Curso de Especialização em Informática - 11_Plano actual

Contextos

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 833_Curso de Especialização em Informática

Período:

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 832_Curso de Especialização em Informática - SI

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A cadeira pretende transmitir conhecimentos sobre a área designada Experiência de Utilização, com um foco especial sobre sistemas Web. A gama de problemas e desafios conceptuais/teóricos que se abordam na cadeira, e assim a justificam em termos científicos, inclui três áreas principais, todas elas complementares: Arquitectura de Informação, Usabilidade e Experiência de Utilização, e Acessibilidade. Todas as áreas são abordadas do ponto de vista dos fundamentos teóricos que as sustentam, complementados pela apresentação da sua aplicação prática, concretizada em técnicas, metodologias e ferramentas que os implementam e permitem validar, sempre orientado pelo conceito de Desenho Centrado no Utilizador. A cadeira oferece assim um conjunto de conhecimentos aglutinadores das bases científicas e técnicas obtidas em cadeiras de licenciatura.

Programa

Componente Teórica - Experiência de Utilização, conceitos. Desenho Centrado no Utilizador. Engenharia de Requisitos.- História dos Sistemas Hipermédia.- Arquitectura de Informação. Organização de conteúdos. Etiquetagem de Conteúdos. Sistemas de Navegação. Interfaces de Pesquisa. Vocabulários controlados e Metadados. Design e documentação da arquitectura de informação.- Avaliação de Usabilidade e Experiência de Utilização. Técnicas e ferramentas.- Acessibilidade e Desenho Inclusivo. Acessibilidade Web. Standards. Ferramentas de avaliação. Componente Teórico-prática Projecto e desenvolvimento de uma interface Web, de acordo com as metodologias aprendidas. A interface deve ser caracterizada por uma estrutura de informação complexa e heterogénea, aplicada a uma tarefa, um contexto de utilização e um grupo de utilizadores específicos.

Métodos de ensino e avaliação

Ensino: Aulas teóricas com: 1) exposição oral dos temas por parte do docente; 2) apresentações orais pelos alunos de tópicos selecionados pelo corpo docente; 3) debate entre os alunos no seguimento das apresentações Aulas teórico-práticas para aplicação prática dos conceitos discutidos nas aulas teóricas, utilizando exemplos do mundo real. Trabalho prático para aplicação dos conceitos apreendidos nas aulas. Avaliação: Realização de um trabalho prático. Realização de ensaios sobre temas de interesse da disciplina. Estudo, apresentação e argumentação de artigos relevantes.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre