Disciplina Curricular

Tecnologias de Middleware TMid

Curso de Especialização em Informática - 11_Plano actual

Contextos

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 833_Curso de Especialização em Informática

Período:

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 831_Curso de Especialização em Informática - OSC

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O Middleware é a designação genérica utilizada para referir os sistemas de software que se executam entre as aplicações e os sistemas operativos. O objectivo do Middleware é facilitar o desenvolvimento de aplicações, tipicamente aplicações distribuídas, assim como facilitar a integração de sistemas legados ou desenvolvidos de forma não integrada.A unidade curricular apresenta diferentes algoritmos, protocolos e plataformas que têm vindo a ser utilizados ao nível do middleware. O foco reside nos problemas colocados pela distribuição das aplicações, abordando-se diferentes combinações na relação entre escalabilidade (de dezenas a milhões de participantes) e fiabilidade (exatamente uma entrega, best-effort) abraçando dessa forma tecnologias como os web services, sincronia virtual, redes entre pares e publish/subscribe. Para cada uma destas alternativas são ainda estudadas soluções para diferentes ambientes de execução (redes fixas, móveis e híbridas).

Programa

Redes entre-pares estruturadas e não estruturadas Espaços de tuplos Disseminação epidémica de dados Modelo editor/subscritor Plataformas de suporte à composição de protocolos Invocação remota Computação em nuvem

Metodologia de avaliação

Apresentações e discussão de artigos científicos em aula com um peso de 10%. Trabalho prático de desenvolvimento de aplicação inspirada nas tecnologias apresentadas nas aulas com peso de 30%. Exame final com peso de 60%. Classificação mínima dos elementos de avaliação entregues: 7 em 20.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre