Disciplina Curricular

Programação em Sistemas Distribuídos PSDis

Curso de Especialização em Informática - 11_Plano actual

Contextos

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 833_Curso de Especialização em Informática

Período:

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 831_Curso de Especialização em Informática - OSC

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Obter uma visão de conjunto acerca das arquitecturas e modelos para a construção e programação de sistemas distribuídos, interiorizando conceitos, paradigmas e serviços fundamentais dos SDs, adquirindo capacidades para decidir da aplicabilidade das principais arquitecturas e modelos de SDS e dominando as principais técnicas de programação em SDs. PSD é uma disciplina de fecho da aprendizagem inicial nas matérias de Organização de Sistemas Computacionais, onde o estudante adquire uma visão holística de projecto de sistemas distribuídos, que lhe permitirá resolver problemas concretos pela aplicação selectiva das noções aprendidas anteriormente. As competências adquiridas com a disciplina consistem em: a consolidação do conhecimento dos fundamentos, paradigmas principais e serviços de sistemas distribuídos; a capacidade de decidir a aplicabilidade das arquitecturas e modelos disponíveis, a situações diversas; o domínio das diversas técnicas de programação em sistemas distribuídos.

Programa

Introdução à Programação em Sistemas Distribuídos. Complementos de Paradigmas dos SDs. Serviços Evoluídos de SDs. Modelos de programação em ambientes distribuídos. Sistemas e plataformas distribuídas. Estudo de caso.

Metodologia de avaliação

* Aulas teóricas: exposição dos temas do curso. * Sessões teórico-práticas: exposição de material com mais detalhes (por exemplo, protocolos ou pacote de interfaces ou internos), e permitir um conhecimento mais profundo e prático sobre esses temas. * Sessões de laboratório incluídas nas sessões TP: têm por objectivo permitir ao aluno trabalhar nos projectos. 40% - Projecto e Trabalhos 05% - Participação nas aulas 55% - Exame final Eliminatório: Exame Final, Projecto e Trabalhos * Projecto e Trabalhos práticos    Conjunto de estudos de papel e caneta e um projecto em várias fases, distribuídos ao longo do semestre. * Participação em classe e regularidade    Participação activa e a contribuição para os debates estão previstos e serão consideradas. * Exame Final   é um exame de 2,5 horas e abrangente.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre