Disciplina Curricular

Gestão de Projetos GPro

Curso de Especialização em Informática - 11_Plano actual

Contextos

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 833_Curso de Especialização em Informática

Período:

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 832_Curso de Especialização em Informática - SI

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular objetiva desenvolver competências na área de gestão e planeamento de projetos, de acordo com os standards internacionais (PMI). Espera-se como resultado que os alunos aprovados tenham as competências correspondentes ao primeiro passo do processo de certificação de um Gestor de Projetos (PMI). As competências a desenvolver prendem-se com a consciência dos grandes desafios da gestão e planeamento de projetos e o conhecimento, consolidado na prática e na teoria, das aproximações e métodos principais de planeamento e controle de projetos.

Programa

Introduzem-se os seguintes assuntos, abordados sequencialmente ao longo do curso: *O trabalho de gestão de projetos: o gestor, a equipa e a organização; *A selecção de projetos: métodos quantitativos e qualitativos; Introdução à análise financeira; *Planeamento de projetos: divisão de trabalho; orçamentação, cálculo de custos e incerteza; calendarização e ajustes temporais; Alocação de recursos e distribuição de recursos escassos; Indicadores e critérios de avaliação; Gestão de risco; Replaneamento de planos de projetos; *Gestão de projetos: controlo, a monitorização e avaliação de projetos; relatórios, sistemas de controlo, reuniões e auditorias; conclusão e fecho de projetos; *Ferramentas para a gestão e planeamento de projetos; *Casos reais de gestão de projetos.

Métodos de ensino e avaliação

Exposição e discussão de matéria nas aulas teóricas e teórico-praticas. Acompanhamento e discussão dos exercícios práticos, do trabalho com as ferramentas computacionais e do projeto a elaborar com os alunos nas aulas teórico-práticas e em horários de apoio. Na elaboração do projeto é incentivada a criatividade, o trabalho em equipa e o empreendedorismo na proximidade com o mundo real – os projetos devem almejar a viabilidade financeira. A avaliação é composta por um exame final (50%), individual, e um projeto em grupo (50%). O último tem como entrega final um plano de projeto completo.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre