Disciplina Curricular

Complementos de Aprendizagem Automática CAA

Curso de Especialização em Informática - 11_Plano actual

Contextos

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 833_Curso de Especialização em Informática

Período:

Grupo: 11_Plano actual > Especialização > Optativas > 830_Curso de Especialização em Informática - MC

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos serão expostos a conteúdos de aprendizagem automática que, juntamente com as matérias das disciplinas de Aprendizagem Automática e de Prospeção de Dados, formam uma cobertura completa da área.  Como objetivos os alunos devem adquirir competências na identificação de problemas, das respetivas soluções e na utilização de ferramentas nesta área.

Programa

Redes neuronais: modelos fundamentais e variantes; Núcleos: funções de núcleo, exemples de uso, artifício do núcleo, modelos geradores; modelos de mistura; "Boosting"; Modelos de Markov e modelos escondidos de Markov; Redes Bayesianas dinâmicas; Classificação e agrupamento em dados temporais e multidimensionais; Aprendizagem profunda: máquinas de Boltzmann restritas, redes de crença e redes convolucionais profundas, memoria de curto-longo prazo; perspectiva sobre computação evolucionária e intelligência de enxame.

Metodologia de avaliação

Aulas teóricas de exposição da matéra e aulas teórico-práticas para análise e solução de problemas e utilização de ferramentas adequadas para o efeito. Os elementos de avaliação são um exame final com peso de 50% e um trabalho de projeto com peso de 50%.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre