Informações Adicionais

3 Março 2017, 16:25 Octávio Pinto


O Programa de Doutoramento em Informática está organizado em duas fases. Na primeira fase o aluno realiza um Curso de Doutoramento de 30 ECTS com a duração prevista de um semestre letivo. A segunda fase consiste no trabalho de investigação e elaboração da tese de doutoramento.


Primeira Fase: Curso de Doutoramento

O Curso de Doutoramento é constituído por um conjunto de unidades curriculares perfazendo 30 ECTS, sendo 18 ECTS em unidades curriculares obrigatórias e os restantes 12 ECTS em opcionais.

Os alunos que não tenham orientador quando se inscrevem, serão apoiados por um docente da comissão científica do programa na escolha das unidades curriculares opcionais. Durante a realização do curso de doutoramento estes alunos devem procurar, de acordo com o seus interesses e disponibilidades dos docentes do programa, encontrar um orientador para apoiar a preparação da sua proposta de tese e supervisionar o seu trabalho de investigação.

As duas disciplinas obrigatórias do curso de doutoramento são:

. Tópicos de Investigação (12 ECTS);
. Comunicação Técnica e Científica (6 ECTS).

O aluno tem de obter 12 ECTS adicionais em disciplinas avançadas que as áreas científicas do departamento fixam anualmente, e que atualmente incluem:

. Ensino e Divulgação Científica (6 ECTS);
. Internet do Futuro (6 ECTS);
. Grandes Dados (6 ECTS);
. Métodos de Investigação em Interação Pessoa-Máquina (6 ECTS);
. Sistemas Inteligentes (6 ECTS);
. Análise de Software (6 ECTS).

O aluno pode alternativamente escolher realizar os 12 ECTS opcionais em disciplinas dos cursos doutorais do consórcio NICE, nomeadamente do curso de Doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores do Instituto Superior Técnico, ou de outros programas doutorais em que o Departamento de Informática esteja envolvido (mediante autorização da coordenação do curso). Está ainda prevista a possibilidade de se reconhecerem unidades curriculares obtidas em outros programas doutorais congéneres.

Pela conclusão com aprovação do Curso de Doutoramento cabe a atribuição de um Diploma. Apenas os alunos aprovados no Curso de Doutoramento passam à segunda fase do doutoramento.


Segunda Fase: Investigação e Tese

A segunda fase do doutoramento começa com a preparação, apresentação e defesa da Proposta de Tese. Este trabalho corresponde a 30 ECTS e está previsto que esteja concluído no final do primeiro ano do doutoramento. A proposta é formalmente avaliada por uma comissão de acompanhamento constituída para o efeito, que além do orientador incluirá um membro externo, especialista da área, e um outro docente do programa.

Depois de ver aprovada a sua proposta de tese, o aluno deve conduzir o seu trabalho de investigação supervisionado pelo orientador. A obtenção do grau exige ainda:

. Realizar 3 disciplinas anuais de seminário (com 8 ECTS cada) onde o aluno terá oportunidade de apresentar o seu trabalho e os resultados entretanto obtidos e assistir às apresentações dos colegas;
. Defender com êxito uma dissertação de doutoramento, que equivale à obtenção de 156 ECTS, e que deverá ser submetida dentro dos prazos legalmente estabelecidos.

O progresso dos alunos é avaliado anualmente pela comissão científica do programa, tendo por base um relatório do orientador e a opinião da comissão de acompanhamento.


Comissão Científica

Consultar aqui.


Comissão Pedagógica

Consultar aqui.


Departamento Responsável

Departamento de Informática


Candidaturas

Candidaturas online

Candidaturas online (Estudantes Internacionais)


Acreditação e Registo

N.º do ProcessoDecisãoN.º de anos de AcreditaçãoData da Decisão
ACEF/1213/17877Acreditado606/05/2014
ACEF/1819/0217877Em análise  

Registo inicial: R/A-Ef 1872/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 1872/2011/AL01 de 13-04-2016


Publicação em Diário da República

Alteração (estrutura curricular e plano de estudos) - Despacho n.º 6823/2016

Adequação - Deliberação n.º 987/2009 


Língua de Ensino

Português. Caso haja pelo menos um aluno que não entenda Português, as aulas serão lecionadas em Inglês.


Contactos

E-mail

secretariadi@ciencias.ulisboa.pt

Telefone

217 500 087