Disciplina Curricular

Bioquímica da Neurodegeneração BNeu

Mestrado Bolonha em Bioquímica e Biomedicina - 1_MBB 2022/23

Contextos

Grupo: 1_MBB 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 605_MBB-Opcionais CVIDA

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa abordar os diferentes processos bioquímicos relacionados com as patologias de deposição proteica que resultam em doenças neurodegenerativas, tais como a doença de Alzheimer. Ao completar esta unidade curricular os alunos a) reconhecem a agregação proteica e formação de fibras amilóide como elemento central no processo neurodegenerativo, identificando as características estruturais, origens moleculares, mecanismos de formação e toxicidade celular de amilóides proteicos; b) identificam, descrevem e relacionam outros processos bioquímicos e moleculares com mecanismos alterados de forma transversal em neurodegeneração; c) Identificam as proteínas afectadas em diferentes doenças neurodegenerativas e relacionam alterações estruturais, moleculares e bioquímicas com o processo neurodegenerativo.

Programa

O programa aborda processos moleculares, bioquímicos e celulares que estão alterados de forma transversal em doenças neurodegenerativas, com enfoque nos mecanismos de formação de agregados proteicos, visando uma perspectiva integrada da bioquímica da neurodegeneração. Conteúdos a desenvolver: 1. Agregação proteica e estado amilóide 2. Patologias neurodegenerativas de deposição proteica 3. Processos bioquímicos e outros mecanismos relevantes em neurodegeneração 4. Abordagens terapêuticas: desafios e oportunidades

Métodos de ensino e avaliação

O curso combina diferentes abordagens de ensino: aulas teóricas e teórico práticas serão desenvolvidas de forma integrada, com apresentação de conteúdos teóricos e forte exposição ao estado da arte na área através de seminários de investigação, ao recurso a actividades com artigos científicos, e investigação para o trabalho de projecto de desenvolvimento de tema. Sempre que possível, serão integrados aspectos de B-learning por forma a consolidar aprendizagens e competências através da exploração integrada de conteúdos convencionais e digitais. A avaliação compreende exame escrito (65%) e apresentação e discussão de literatura científica (35%).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre