Disciplina Curricular
Biomateriais Biomat
Mestrado Bolonha em Bioquímica e Biomedicina - 1_MBB 2022/23
Contextos
Grupo: 1_MBB 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 605_MBB-Opcionais CVIDA
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo desta UC é o estudo de aspetos envolvendo os Biomateriais com enfase na adsorção de proteínas, nos materiais bioespecíficos e não adsorventes, nos processos de reação ao corpo estranho, na libertação controlada de fármacos (incluindo os sistemas terapêuticos (nanomedicamentos)). Outro objetivo visa proporcionar aos alunos um conhecimento global das diversas classes de Biomateriais, tanto do ponto de vista das suas propriedades como das suas aplicações. Deverão desenvolver competências que lhes permitam caracterizar e identificar as aplicações de Biomateriais nas áreas de Medicina Humana: Compreender as propriedades dos Biomateriais condicionam a sua interação com o organismo; saber qual a forma de proceder à sua caracterização e as propriedades que deverão ser otimizadas para um melhor desempenho; selecionar quais os biomateriais, que melhor se adequam a uma dada aplicação e conhecer o estado da arte em termos de desenvolvimento de vários biomateriais
Programa
Introdução aos biomateriais. A importância da superfície dos Biomaterias em termos das suas propriedades físicos e químicos. A importância da sua interação com os fluidos biológicos (proteínas) e com o sistema imunitário. Biossensores: Definição IUPAC, aplicações e classificação. Caracterização de um biossensor em termos do tipo de recetores, detetor e características analíticas. Bioconjugados, definição e sua importância nos biomateriais. Sistemas terapêuticos/sistemas de libertação controlada incluindo os sistemas particulados de base lipídica e polimérica dando realce aos nanomedicamentos. Estudo do comportamento in vivo dos sistemas terapêuticos. Caracterização dos sistemas terapêuticos em função das vias alternativas de administração não parenterais (dérmica, transdérmica, nasal, pulmonar). Caracterização e exemplos de sistemas terapêuticos em função do alvo terapêutico.
Métodos de ensino e avaliação
Será utilizada uma aprendizagem presencial com metodologias expositivas e explicativas, intercaladas por períodos de participação recorrendo a processos interrogativos/dedutivos (discussão). os conteúdos programáticos selecionados serão apresentados de uma forma sistematizada, enfatizando os aspetos mais relevantes de forma hierarquizada (princípios básicos-atualidade científica). Serão incluídas metodologias de trabalho de investigação, de debate, de grupo, expositiva (alunos) e conferências.A avaliação da aprendizagem terá em conta os objetivos definidos, incidindo sobre o ensino teórico e teórico-prático. A avaliação sumativa que se traduz num juízo globalizante sobre o desenvolvimento dos conhecimentos e competências adquiridas pelo aluno será realizada em conjunto com a avaliação de conhecimentos e competências adquiridas na componente teórico-prática vão ser efetuada ao longo do período letivo e complementarmente também contempla três momentos de avaliação bem definidos.