Disciplina Curricular

Oncobiologia OncBio

Mestrado Bolonha em Bioquímica e Biomedicina - 1_MBB 2022/23

Contextos

Grupo: 1_MBB 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 605_MBB-Opcionais CVIDA

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular pretender estabelecer uma base sólida de conhecimento sobre os mecanismos e processos biológicos associados ao cancro e sobre como a sua compreensão tem apoiado o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, prevenção e prognóstico, bem como de terapêuticas dirigidas mais eficazes no combate à doença. Através desta UC os alunos: - conhecem as bases moleculares e genéticas das alterações que caraterizam células tumorais; - alcançam conhecimento sobre os processos celulares chaves que se encontram desregulados; - adquirem uma visão crítica para avaliar e interpretar informação divulgada nos media sobre a investigação e os avanços nesta área.

Programa

Paradigmas sobre o desenvolvimento do cancro e epidemiologia atual. Mutações e suas consequências, mecanismos de mutagénese, carcinogénese multistep. Mecanismos de reparação do DNA e instabilidade genómica em tumores. Vias de sinalização e cancro. A superfamília das proteínas cinase. Metabolismo celular, stress e angiogénese. Migração, Invasão e metastização. Leucemias e linfomas. Formas hereditárias de cancro: cancro da mama, cancro do estômago hereditário e cancro coloretal. Inflamação crónica e cancro. Toxicologia genética e ambiente. Sistema imunitário vs cancro. Estilo de vida e prevenção. As tecnologias de NGS em cancro.

Métodos de ensino e avaliação

Os métodos de ensino envolvem a combinação de aulas teóricas, seminários de investigação com especialistas da área e aulas teórico-práticas de discussão e revisão da literatura científica e imprensa. A avaliação é efetuada por exame escrito final e avaliação da apresentação crítica de um artigo publicado.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre