Disciplina Curricular

Biotecnologia Molecular BMolecu

Mestrado Bolonha em Bioquímica e Biomedicina - 1_MBB 2022/23

Contextos

Grupo: 1_MBB 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 605_MBB-Opcionais CVIDA

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta Unidade Curricular apresenta a Biotecnologia Molecular como uma disciplina científica que combina os princípios fundamentais da biologia molecular com a evolução tecnológica e aplicações biotecnológicas. Aborda a evolução histórica da Biotecnologia Molecular e fornece aos alunos os principais conceitos teóricos necessários para uma compreensão plena do seu potencial e aplicações. O objetivo principal desta Unidade Curricular é introduzir os princípios e aplicações dos métodos mais avançados da Biotecnologia Molecular e conferir competências específicas no delineamento de estratégias para a utilização de forma correta e eficiente das técnicas moleculares, de forma a responder a problemas específicos de diferentes áreas da biotecnologia.

Programa

A Biotecnologia remete a várias abordagens que utilizam organismos vivos para obter ou modificar produtos, para melhorar plantas ou animais ou desenvolver microorganismos para aplicações específicas. A Biotecnologia “tradicional” é tão antiga como a civilização humana, mas a Biotecnologia moderna, assente em técnicas de biologia molecular, é extremamente recente, não datando a mais de quatro décadas. Nesta unidade curricular iremos abordar: -Perspetiva histórica, evolução e aplicações da Biotecnologia Molecular -Princípios básicos da regulação da expressão genética em Eucariotas - Biotecnologia Verde: Engenharia genética em plantas, molecular breeding e molecular farming -Biotecnologia azul: princípios básicos e investigação aplicada -Biotecnologia vermelha: aplicações à saúde (biomedicina de precisão) e farmacologia -Biotecnologia Branca: indústria - Bioética em Biotecnologia: discussão das controvérsias associadas aos organismos geneticamente modificados No contexto das diferentes áreas da Biotecnologia serão abordados conceitos técnicos, e metodologias da biotecnologia molecular nomeadamente: tecnologia de DNA recombinante, engenharia genética, terapia génica e vacinas de RNA.

Métodos de ensino e avaliação

Os métodos de ensino envolvem a combinação de aulas teóricas lecionadas pelo corpo docente da disciplina, seminários de investigação com especialistas convidados para cada temática, aulas teórico-práticas de estudo de caso e desenvolvimento de um projeto (com respetiva apresentação) em modo de ensino tutorial. A avaliação inclui uma componente de testes (avaliação contínua) com uma ponderação de 70% e uma de projeto com ponderação de 25% (documento escrito – 15% e apresentação oral – 10%). É valorizada a participação nas aulas teóricas e teórico-práticas (ponderação de 5%). Face à situação atual de pandemia COVID-19, e à imprevisibilidade que ela acarreta, o planeamento e modo de avaliação podem sofrer alterações no ano lectivo de 2020/21.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2 Semestre