Disciplina Curricular

Imunidade e Doença ID

Mestrado Bolonha em Bioquímica e Biomedicina - 1_MBB 2022/23

Contextos

Grupo: 1_MBB 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 605_MBB-Opcionais CVIDA

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta unidade curricular os estudantes serão capazes de: ·      Definir o papel das células linfóides inatas do sistema imune, incluindo distinguir as suas características, distribuição nos tecidos, ontogénese, funções e interacções celulares. ·      Conhecer detalhadamente o sistema imune nas superficies das mucosas em particular da via gastrointestinal ·      Definir os mecanismos chave usados pelo sistema imune na protecção contra patogénicos extracelulares e intracelulares. ·      Compreender os principais requisitos de uma vacinação eficiente ·      Definir o papel do sistema imune em doenças autoimunes ·      compreender a imunologia dos tumores e do desenvolvimento de imunoterapias para o tratamento do cancro Sintetisar e comunicar informação relevante sobre um tópico científico a partir de artigos de revisão e de artigos de investigação em Imunologia.

Programa

Células linfóides inatas. Células T TCRgd. Células NKT. Células B-1. Células dendríticas. Sistema imune nas mucosas. Os tecidos linfóides associados às mucosas (MALT). O GALT (gut-associated lymphoid tissues), o NALT (nasal-associated lymphoid tissues) e o BALT (bronchus-associated lymphoid tissues). A função imune das células epiteliais. O epitélio associado aos folículos. Os linfócitos intraepiteliais e da lamina própria das mucosas. Os linfócitos B das mucosas. Os macrófagos, eosinófilos e mastócitos nas mucosas. Imunidade a patogénios: imunidade a bactérias extracelulares; imunidade a bactérias intracelulares; imunidade a vírus; imunidade a parasitas. Vacinas. HIV e síndrome de imunodeficiência adquirida. Vacinas contra o HIV-1. Imunodeficiências primárias. Alergias e hipersensibilidades tipo II, III e IV. Doenças autoimunes. Imunidade e tumores. Transplantes e sistema imunitário.    

Métodos de ensino e avaliação

Métodos de ensino e aprendizagem:   Aulas teóricas   Aulas teórico-práticas e tutoriais   Trabalho independente (sob a supervisão do docente)       Preparação de apresentações de power point sobre artigos de revisão e artigos de investigação.       Discussões em grupo nas aulas teórico-práticas A avaliação constará de: ·  um exame final com perguntas de escolha múltipla cuja classificação final corresponderá a 70% da classificação final ·  apresentação de um seminário sobre um artigo científico de revisão e de investigação a que corresponde 20% da classificação final ·  frequência e participação nas discussões sobre os artigos apresentados nas aulas teórico-práticas a que corresponde 10% da classificação final.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1 Semestre