Disciplina Curricular
Bioquímica de Fármacos BFar
Mestrado Bolonha em Bioquímica e Biomedicina - 1_MBB 2022/23
Contextos
Grupo: 1_MBB 2022/23 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais > 605_MBB-Opcionais CVIDA
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno durante o curso terá contacto com as ferramentas principais à disposição de um químico ou bioquímico para desenvolver fármacos de modo que consiga aplicar os fundamentos químicos e moleculares de ação dos fármacos ao desenho racional de novos agentes terapêuticos. Os objetivos gerais focam-se na aquisição e desenvolvimento de conhecimentos científicos e competências, para que o aluno compreenda os mecanismos de ação dos fármacos e os seus alvos terapêuticos, os parâmetros moleculares e mecanismos químicos envolvidos na absorção, distribuição, metabolismo e excreção, interprete dados de relações estrutura-atividade e consiga aplicar os seus conhecimentos na otimização de protótipos.
Programa
Ponto de partida na descoberta de um fármaco. Protótipos. Obtenção de um protótipo. Alvos terapêuticos principais. Percurso de um fármaco desde que que é sintetizado até ser administrado. Modos de administração de fármacos. ADME. A viagem de um fármaco desde que entra no organismo até que sai. Tipos de forças envolvidas na ligação de fármacos a recetores e outros alvos. Modificações estruturais na otimização da interação de protótipos com os alvos terapêuticos Estratégias de modificação estrutural e relações estrutura atividade (SAR). Bioisosterismo. Desenho de fármacos: relações quantitativas estrutura-atividade (QSAR). Descritores de lipofilia, eletrónicos e estéreos. Métodos para análise QSAR. Propriedade intelectual e patentes no desenvolvimento de fármacos.
Métodos de ensino e avaliação
A nota final terá dois componentes, cada um com peso igual: a) Teste escrito final b) Avaliação contínua A avaliação contínua terá, por sua vez, dois subcomponentes: 1. Apresentação e discussão de projeto, que representará 90% da avaliação contínua. 2. Participação nas aulas, contribuição para a discussão da matéria e avaliação ao longo do semestre, que contarão em 10% da avaliação contínua. Para ser aprovado na disciplina, o aluno precisa obrigatoriamente obter um mínimo de 10 valores na média do teste escrito com a avaliação ao longo do semestre, e uma nota superior a 8 valores no teste escrito final.