Disciplina Curricular
Genética da Conservação GC
Mestrado Bolonha em Biologia do Organismo e Evolução - 1_MBOE 2023/24
Contextos
Grupo: 1_MBOE 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais 1º Ano/1º Sem > Nucleares - Bloco B ou Bloco C > 644_MBOE - Nucleares Bloco B (CVIDA)
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos integrem e coloquem em prática princípios da genética e genómica de populações na investigação em biologia da conservação e gestão de espécies ameaçadas. Os objectivos são: (i) distinguir diferentes tipos de marcadores moleculares e suas aplicações; (ii) conhecer os efeitos de diferences processos evolutivos nos padrões genéticos observados; (iii) interpretar dados de genética populacional para quantificar a diversidade e diferenciação genética. Integrar este conhecimento para avaliar o estado das populações e definir unidades de gestão e delinear medidas de conservação.
Programa
Definição, objectivos e âmbito da Genética da Conservação. Marcadores moleculares (mtDNA, microsatélites, SNPs) e medidas de diversidade e diferenciação genética. Princípios de genética de populações. Efeito de processos evolutivos (mutação, deriva genética e migração) nos padrões de diversidade e diferenciação de marcadores neutrais. Reconstrução da história demográfica e filogeografia. Detecção de alterações passadas no efectivo populacional (colapsos e expansões populacionais), deteção de estrutura populacional e quantificação do fluxo genético (migração) entre populações. Introdução a genómica populacional e genómica da conservação. Utilização de DNA ambiental e DNA antigo em conservação. Viabilidade de populações e risco de extinção, estimativas de inbreeding e detecção de genes envolvidos em adaptações fenotípicas. Definição de unidades de conservação e medidas de gestão de populações.
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação será feita com base em exame teórico-prático (50%), um trabalho de grupo com relatório escrito (40%), e participação nas actividades e discussão nas aulas (10%).