Disciplina Curricular
Delineamento Experimental DE
Mestrado Bolonha em Biologia do Organismo e Evolução - 1_MBOE 2023/24
Contextos
Grupo: 1_MBOE 2023/24 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Opcionais 1º Ano/1º Sem > 643_MBOE - Nucleares Bloco A (CVIDA)
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é que os alunos identifiquem e apliquem os princípios de delineamento de experiências e de análise de dados na investigação em biologia. Reconhecer os passos envolvidos no processo de investigação em biologia. Introdução aos conceitos e metodologias subjacentes a colocar uma pergunta e hipótese, definir variáveis a medir, estabelecer um protocolo (independência, replicação, controlos), controlar o impacto de fatores de confusão. Comparar tipos de experiências manipulativas e de estudos correlacionais. Identificação dos processos que levam a um bom delineamento experimental e deteção de erros e falhas. Introdução a programação em R para manipular, analisar e visualizar dados. Este curso dará aos alunos competências no delineamento de experiências, avaliação e análise de dados que podem ser aplicadas em várias áreas da biologia.
Programa
Introdução a conceitos de design experimental: questão, hipótese, protocolo. Variáveis dependentes e independentes. Factores e variáveis que podem confundir a análise. Noção de controlo e randomização. Delineamento “full factorial” e em bloco. Introdução à programação em R: variáveis, condições e manipulação de dados. Teste de hipóteses em R. Visualização de dados. Regressão linear (modelos lineares e ANOVA), e regressões lineares generalizadas mistas.
Métodos de ensino e avaliação
Regime intensivo de aulas teórico-práticas. A avaliação envolve um exame final e uma apresentação de grupo em que os alunos propõem um design experimental adequado e a correspondente análise estatística. A avaliação envolve: um teste escrito, individual, com questões teóricas e teórico-práticas que vale 55% da avaliação; um trabalho de grupo com apresentação de resultados obtidos nas aulas práticas com peso de 35% na avaliação; e a avaliação da participação dos alunos nas discussões nas aulas com um peso de 10% na nota final.